Porto Alegre sedia evento nacional de tecnologia para pessoas cegas

06/09/2023 08:50

A Capital sediará de quarta-feira, 6, a sábado, 9, o 24º Encontro Brasileiro de Usuários do Sistema Dosvox. A iniciativa é promovida pela União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). A abertura do evento é nesta quarta, às 18h, no Ritter Hotel, localizado no Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55, Centro Histórico.

Na programação dos três dias estão previstas palestras, oficinas e mesas-redondas com especialistas no sistema Dosvox, além de uma feira de materiais e produtos de tecnologias direcionadas às pessoas cegas. As vagas para participantes já foram preenchidas, mas será possível acompanhar a programação pela Web Rádio União, pelo link.

“Tecnologias assistivas amenizam e, em muitos casos, excluem as barreiras de comunicação e os obstáculos de acesso a que estão usualmente sujeitas as pessoas com deficiência”, diz o secretário-adjunto da SMDS, Paulo Brum.

O sistema Dosvox, que completa 30 anos em 2023, é uma tecnologia utilizada em computadores que possibilita a comunicação do usuário por áudio, permitindo a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Só no Rio Grande do Sul, 120 mil pessoas utilizam esta ferramenta.

 

Arthur Mezacasa (estagiário) / Supervisão de Francieli Keller

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes