Erradicação do trabalho infantil é tema de encontro intersetorial

17/06/2021 16:03
FASC / PMPA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Tema foi discutido em webnário com trabalhadores da Assistência Social, Saúde e Educação

Os trabalhadores da Assistência Social, Saúde, Educação, conselheiros tutelares e demais operadores do sistema de garantias de direito participaram, nesta quinta-feira, 17, de webnário com o tema Enfrentamento ao Trabalho Infantil: Construindo Caminhos Intersetoriais. Um protocolo Intersetorial foi atualizado e reafirmado durante o encontro, que integrou a programação da campanha de combate ao trabalho infantil. O objetivo é repactuar as ações da rede e fortalecer os programas conjuntos voltados ao tema.

Resultado de uma consultoria realizada nas 17 redes de proteção, em todos os territórios de Porto Alegre, a formação continuada, através deste seminário na web, foi promovida pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), por meio da Proteção Social Especial (PSE) e Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), realizada em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), via Plataforma EducaPOA.  A partir dos debates em cada território, foi restaurado o processo de articulação entre os setores, com proposições qualificadas de acordo com as particularidades regionais da cidade.

Presente na abertura oficial do evento, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, falou da importância do debate sobre o tema e reforçou o compromisso do município na proteção social das crianças e adolescentes, assim como o enfrentamento e combate ao trabalho infantil.

A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, destacou a importância da união de esforços no combate ao trabalho infantil e incentivo à conscientização de todos. “A assistência social não pode ser trabalhada sozinha. O diálogo e as ações da nossa rede parceira fortalecem a busca da superação desse cenário”, afirmou. Para a diretora técnica da Fasc, Júlia Obst, o trabalho representa o eco das vozes dos principais atores que atuam nessa política: os trabalhadores da linha de frente na assistência social. “É muito importante essa rede entre saúde, educação, conselho tutelar, poder judiciário para podermos olhar essa questão como deve ser. Uma prioridade desde a primeira infância”, ressaltou.

A psicóloga e coordenadora da PSE/Fasc, Helena de la Rosa, finalizou o primeiro dia agradecendo a construção do trabalho coletivo e, especial à Escola de Gestão que inaugurou um espaço específico para as formações da assistência social. A formação continuada encerra-se nesta sexta-feira, 18.

A responsável técnica pelo EducaPOA, Débora Staub, falou sobre a parceria com a assistência social. “O webnário marca o começo de uma  sensibilização e educação da equipe de desenvolvimento da Fasc para o uso da plataforma, no sentido de ampliar o conhecimento e uso de seus recursos, bem como a inserção digital dos servidores da Fundação no ambiente on-line de capacitação da prefeitura”, comemorou.

Participaram do encontro a operadora municipal do programa Bolsa Família na Smed, Catharina da Cunha Silveira; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Carlos Fernando Simões Filho; o coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Alaor Baptista Chagas; o coordenador geral das microrregiões do Conselho Tutelar, Cléo dos Santos Teixeira; e representantes dos demais órgãos envolvidos na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

 

Evelize Fabrício

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes