Divulgado gabarito da prova para conselheiro tutelar em Porto Alegre

24/07/2023 15:51

Já está disponível o gabarito da prova de conhecimentos para os candidatos a conselheiro tutelar de Porto Alegre, realizada no domingo, 23, na PUCRS. Foram 60 questões de múltipla escolha respondidas por 277 candidatos dos 282 inscritos, o que representa uma abstenção de 1,77%. Os interessados em interpor recurso administrativo referente ao gabarito preliminar poderão fazê-lo nesta quarta-feira, 26, através do formulário on-line disponível no portal da Fundatec, responsável pelo processo seletivo.

Para ser aprovado, o candidato deve acertar pelo menos 36 questões, conforme o edital. A lista final dos aprovados deve ser conhecida no dia 2 de agosto. A escolha dos conselheiros tutelares é dividida em três fases: apresentação de documentos exigidos para a candidatura, prova de conhecimentos e eleição direta.

São disponibilizadas 50 vagas, serão distribuídas entre as dez microrregiões da cidade. O conselheiro eleito terá um mandato de quatro anos. As eleições ocorrerão no dia 1º de outubro e serão realizadas por voto direto. Cada eleitor habilitado pela Justiça Eleitoral poderá votar em uma determinada microrregião em até cinco candidatos.

 

Leandro Olegário

Gilmar Martins