Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem debate virtual

31/03/2021 08:50

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realiza nesta quinta-feira, 1°, às 10h, um painel virtual na sua página do Facebook sobre a inclusão escolar em tempos de pandemia. 

Participa o diretor da Juventude Asperger do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Bernardo Martínez, 20 anos, que foi diagnosticado com autismo quando tinha um ano e 11 meses. Atualmente, ele cursa Biologia on-line na Universidade de Brasília. Também farão parte a conselheira fiscal e coordenadora de Eventos da Associação de  Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Porto Alegre (Afapa), Isabel Cristina Perceval Ferreira, e a  pedagoga e diretora executiva do Instituto Autismo e vida, Ana Paula Dihl Kohlmann.

2 de abril – A Organização das Nações Unidas (ONU), no fim de 2007, definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Neste dia, cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul. No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor, para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É o Abril Azul, criado para mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.

Com o  primeiro tema unificado em todo o país (para 2020 e 2021), a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil faz uma campanha nacional para celebrar a data e conscientizar, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais (união das palavras “respeito” + “espectro”) e o tema “Respeito para todo o espectro“.

Autismo - É uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento. Há desde pessoas com outras doenças e condições associadas, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge  uma em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de dois milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo
o que: Painel virtual - a Inclusão escolar em tempos de pandemia
onde: página do Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
hora: 10h

  

 

Maria Emília Portella

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes