Demanda pelo Transporte Solidário dobra na segunda semana de operação

03/07/2025 16:24

Na segunda semana de operação do Transporte Solidário, entre os dias 26 de junho e 2 de julho, a Prefeitura de Porto Alegre atendeu 962 passageiros em 29 viagens realizadas dentro da Operação Inverno 2025.

O número representa quase o dobro em relação à primeira semana do serviço (19 a 25 de junho), quando 493 pessoas foram conduzidas em 18 viagens. A média por trajeto também aumentou: de 28 para 33 passageiros por viagem. Desde o primeiro dia de operação, em 19 de junho, são 1.455 passageiros em 47 deslocamentos.

O Transporte Solidário é uma das ações implementadas pela prefeitura para reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua durante os meses mais frios. O serviço garante o deslocamento diário entre abrigos e unidades da rede socioassistencial, como os Centros POP, que oferecem alimentação, atendimento psicossocial, espaço para higiene e guarda de pertences.

“Essa ampliação no uso do Transporte Solidário demonstra a importância da integração entre mobilidade urbana e assistência social. Estamos garantindo não apenas acolhimento noturno, mas também continuidade no atendimento e suporte durante o dia”, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.

A operação é coordenada pelas secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Assistência Social, com apoio das empresas de ônibus da cidade. Os veículos circulam nos turnos da manhã e da noite, diariamente.

"A mobilidade urbana desempenha um papel vital no bem-estar social. Assim como a Central de Transporte foi fundamental na enchente de 2024, com seu serviço de Transporte Solidário, nosso objetivo é usar a eficiência do deslocamento para levar as políticas de acolhimento a quem mais precisa", explica Adão de Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Saiba mais sobre a Operação Inverno aqui.  

Cristiano Vieira e Gustavo Roth

Tatiana Bandeira