Sistema móvel de bombeamento auxilia na drenagem do bairro Guarujá

03/07/2025 17:52

O recuo do nível do Guaíba permitiu que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atuasse nesta quinta-feira, 3, na drenagem da área mais baixa do bairro Guarujá. Em duas horas de operação, o novo sistema de bombeamento móvel - que tem capacidade de tirar 111 litros de água, a cada segundo, das ruas - normalizou o fluxo de veículos e pedestres na área próxima às ruas Jacipuia e Oiampi.

Ao todo, dois equipamentos foram adquiridos pelo Dmae com base em especificações definidas após a cheia histórica de 2024. Cada um deles possui 115 cavalos de potência. O investimento foi de R$ 765 mil.

Histórico - O bairro Guarujá não possui, atualmente, sistema de proteção contra cheias. Por isso, em episódios de elevação do Guaíba, as vias mais próximas ao lago apresentam pontos de retenção de água — causados pela geografia da região, que tem uma cota de inundação baixa. O sistema de drenagem urbana da região, que funciona por gravidade, passou por uma série de melhorias ao longo dos últimos meses. Os arroios do bairro também passaram por desassoreamento.

A solução definitiva para o problema passa pela concepção de um novo sistema de proteção contra cheias, contemplando os 50 quilômetros desprotegidos da orla do Guaíba, entre os bairros Cristal e Lami. O trabalho é conduzido, desde outubro de 2024, pela empresa Rhama, do pesquisador Carlos Tucci. O investimento é de R$ 5,8 milhões. Os projetos devem ser apresentados pelos especialistas à prefeitura no primeiro semestre de 2026.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins