Apresentação do Ação Rua busca fortalecer parceria com instituições evangélicas

30/06/2023 17:58
Rafael Pereira/ CMPA / PMPA
Desenvolvimento Social
Programa da prefeitura conta com 134 educadores sociais que atuam em 11 equipes de abordagem

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) apresentou o Plano Intersetorial Ação Rua nesta sexta-feira, 30, para instituições evangélicas parceiras. O evento que, contou com o apoio da Câmara de Vereadores, ocorreu no Paço Municipal e reuniu representantes das congregações e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O objetivo é fortalecer a colaboração para assistência às pessoas em situação de rua.

O encontro teve início com a contextualização do prorograma Ação Rua, apresentado pelo secretário da SMDS, Léo Voigt. Ele destacou a metodologia utilizada na contagem da população em situação de rua e os trabalhos dos 134 educadores sociais que atuam nas 11 equipes de abordagem. “Nós precisamos que a sociedade se torne o reforço da estratégia pública. Fazemos essa convocação à sociedade. Viver na rua não é um direito, é a total ausência de direito”, concluiu Voigt.

“Houve espaços de sinergia do poder público junto com sociedade evangélica, de modo que vamos avançar para construir essa potência da ação voluntária para somar ao programa Ação Rua”, disse o presidente da Fasc, Tiago Simon. Para o presidente do legislativo municipal, vereador Hamilton Sossmeier, a ideia é reunir num projeto único trabalhos que hoje são feitos isoladamente.

Representantes de congregações evangélicas compartilharam um breve histórico de suas atividades e projetos na área. “Estamos unindo toda nossa vontade em prol da cidade, unindo igrejas com o poder municipal, e vamos longe”, sintetizou a pastora Ilizete Sossmeier. A reunião foi encerrada com o compromisso das instituições envolvidas na realização de um novo encontro para troca de experiências e capacitações técnicas.

 

Leandro Olegário

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes