Seminário gratuito debate importância da inclusão social no turismo

27/11/2023 08:47

A prefeitura promove nesta segunda-feira, 27, das 8h30 às 18h, o Seminário Porto Alegre Turística. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), ocorre no Instituto Caldeira, localizado na travessa São José, 455, Navegantes. A palestra é gratuita. A inscrição antecipada deve ser feita no link.

O seminário busca sensibilizar sobre a inclusão social no turismo por meio da acessibilidade e preparação do destino da viagem para o público LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiências (PCD). Além disso, juristas especializados em Direito do Consumidor vão tratar dos direitos e deveres do turista. 

O seminário integra o Programa Consumidor Turista, projeto que realizou capacitações para a recepção aos diferentes perfis de visitantes. Agências e guias de turismo, hotéis, bares, restaurantes, taxistas, atrativos turísticos e alunos do Curso de Guia de Turismo do Instituto Federal do RS foram impactados pelo programa. Cerca de 300 pessoas receberam os treinamentos.

O projeto também chegou a mais de 500 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. O público dos treinamentos recebeu cartilhas educativas. 

Programação
Seminário Porto Alegre Turística
9h - Abertura
10h - Mesa redonda: Atendimentos inclusivos LGBT aos turistas de Porto Alegre
10h30 - Apresentação cultural inclusiva: Luísa Nicolao 
11h - Painel: Relações justas no turismo: hospedagem, alimentação, agências de viagens e eventos
14h - Mesa redonda: Atendimento inclusivos PCD aos turistas de Porto Alegre
15h30 - Apresentação cultural inclusiva: Luísa Nicolao
16h - Conferência: Proteção ao Consumidor Turista Nacional e Internacional
17h30 - Encerramento

  

 

Lucas Silva (estagiário) / Supervisão de Hosana Aprato

Andrea Brasil