Procon Porto Alegre participa de reunião nacional contra fraude dos consignados

04/08/2022 18:32

O diretor do Procon Municipal Alexandre Appel participou de reunião da Comissão de Fraudes Eletrônicas da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), nesta quinta-feira, 4. O objetivo do encontro nacional foi conter os abusos contra os consumidores no que se refere a empréstimos consignados.

Alexandre Appel relatou que somente no Procon de Porto Alegre em 2022 já foram realizadas 84 denúncias envolvendo crédito consignado. "Precisamos mobilizar todos os setores da sociedade para acabar com essa prática".

Na maioria da denúncias, o consumidor alega não ter solicitado o empréstimo, sendo o crédito efetuado em sua conta e daí em diante o débito mensal das parcelas com a cobrança de juros.

Participaram do encontro virtual Felippe Camacho, coordenador geral de Monitoramento de Mercado da Senacon; Juliana Sandri, pelo Banco Central; Guilherme Farid, do Procon de São Paulo; Rafael Parisi, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); Rafael Parente, do Procon do Tocantins; e Catarina da Silva, pela Confederação Nacional do Comércio. Em novembro será encaminhado ao Ministro da Justiça um documento com foco na fraudes eletrônicas envolvendo crédito consignado.

Vinícius Sinott

Gilmar Martins