Prefeitura sanciona lei que amplia o número de empresas dispensadas de alvará

21/07/2023 09:02
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Lei amplia o número de atividades econômicas que não precisam de alvará para abrir

Nesta sexta-feira, 21, às 10h, o prefeito em exercício Ricardo Gomes sanciona a lei que regulamenta os procedimentos de licenciamento e de fiscalização de atividades econômicas na Capital. A normativa simplifica ainda mais o ambiente de negócios do município. O ato acontece na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescon-RS), com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Júlia Evangelista Tavares.

O documento de autoria do Executivo, por meio da SMDET, amplia o número de atividades econômicas de baixo risco de 290 para 779, dispensadas de alvará de funcionamento. Porto Alegre é a segunda capital do país com o maior número de atividades de baixo risco, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

A lei atualiza o capítulo V, da Lei Complementar nº 12, de 7 de janeiro de 1975, que versa sobre o Código de Posturas do Município. Após a assinatura da lei, será realizada a reunião mensal do Comitê de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, com a presença de entidades como Fiergs, Sindha, Sindilojas, CDL e Fecomércio.

 

Hosana Aprato

Andrea Brasil