Prefeitura entrega 24 alvarás para artesãos da Praça da Alfândega

08/12/2022 15:19
Manoela Tomasi / SMDET / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Apoio ao empreendedorismo é uma das prioridades do executivo municipal

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre entregou na quarta-feira, 7, alvarás que permitem a atividade econômica de artesãos e miudezas na Praça da Alfândega por, pelo menos, um ano. Após este período, os 24 empreendedores contemplados poderão renovar o documento. Uma licitação com 14 vagas ainda deve ser publicada no próximo semestre.

Esta é a primeira vez que alvarás são concedidos individualmente para cada artesão na localidade. Desde abril deste ano, a prefeitura dialoga com as pessoas que já estavam vendendo seus produtos artesanais na praça para fazer a regularização das bancas, já que o termo de permissão de uso, concedido para a Associação dos Artesãos Feira de Artesanato Praça Alfândega (Artefan), estava vencido desde 2017. 

De acordo com o secretário adjunto da SMDET, Douglas Martello, o apoio ao empreendedorismo é uma das prioridades da prefeitura. “Entendemos que, com o alvará em mãos, que permite à pessoa abrir sua banca e expor seus produtos naquele espaço, estes artesãos podem trabalhar com segurança. O poder público está ao lado deles, seja para regularizar ou ainda para oferecer qualificação aos pequenos empreendedores”, ressalta. O diretor da Unidade de Fomento da SMDET, Oscar Peliciolli também ressaltou a importância da organização dos artesãos no local.

As artesãs Vera Lucia Rocha, que vende pintura em tecido, entre outras artes, há 32 anos, e Leonilda Berte, que expõe macramê e bijuterias há 28 anos, afirmaram que já estava na hora de receberem seu próprio documento. A artesã Laci Beatriz Soares, que produz roupas tingidas, salienta que está há 40 anos na praça. “A sensação de ter o alvará é de segurança. Parece que valorizou nosso tempo e nosso trabalho”, afirma.

 

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes