O empreendedorismo ganha ouro em Porto Alegre

24/10/2022 15:14

Porto Alegre respira empreendedorismo. Desde que assumimos, colocamos o empreendedor como protagonista. Acreditamos na mudança cultural que sedimenta a visão de que só há transformação social se houver desenvolvimento econômico. Por isso, quem gera empregos e renda precisa de menos burocracia, mais agilidade e serviços que melhorem o ambiente de negócios.

Este ambiente é formado pela tecnologia e inovação em todos os processos, mais facilidade para abrir e fechar empresas, digitalização de serviços, capacitação de micro e pequenos empreendedores, parcerias público-privadas, concessões de espaços públicos pela boa gestão, além do diálogo com o setor produtivo. Trabalhamos para atender a todos os requisitos para que o empreendedor se preocupe apenas com seu negócio, em vez de perder tempo e dinheiro com sistemas burocráticos e engessados.

Aprimoramos os serviços da Sala do Empreendedor, local onde reunimos os serviços relacionados à atividade econômica de cidade. Reduzimos o tempo de abertura de empresas para poucas horas. Incluímos, no mesmo ambiente, atendimento da Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda, orientação jurídica da Procuradoria Geral do Município, instrução do Corpo de Bombeiros e oferta de microcrédito em parceria com instituições bancárias.

Em âmbito educacional, qualificamos empreendedores por meio do Cidade Empreendedora, além da própria equipe que atende ao público. E cada esforço deste trabalho foi recompensado. Recebemos o Selo Ouro, reconhecimento de que estamos fazendo cada vez mais pela nossa cidade. A certificação é resultado da parceria entre o Sebrae e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria nos serviços e atendimento aos empreendedores.

Entendemos que o empreendedorismo é a mola propulsora da economia, do avanço social e de oportunidades. O selo é uma certeza de que estamos no caminho certo, com muitos desafios ainda para conquistarmos. O papel da prefeitura é a interlocução com quem produz e a oferta de ferramentas adequadas para que a iniciativa privada prospere, melhorando a vida da cidade e das pessoas.

Vicente Perrone, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Artigo publicado na edição de 22 e 23 de outubro do jornal Zero Hora

Lissandra Mendonça