Mais de 500 crianças de regiões periféricas da Capital têm dia de turista

27/09/2023 14:33
Hosana Aprato/SMDET/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Alunos de escolas municipais visitaram gratuitamente o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Nesta quarta-feira, 27, Dia Mundial do Turismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) concluiu uma série de atividades com alunos de regiões periféricas da Capital. O Programa Consumidor Turista oportunizou a 535 estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Porto Alegre visitas ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Todos os ingressos foram oferecidos gratuitamente pela instituição.

As experiências foram realizadas com alunos de 26 turmas escolares de bairros como Restinga, Belém Novo, Belém Velho, Mário Quintana e Bom Jesus, acompanhados de 38 professores. “Para muitas das crianças foi a primeira vez que exploraram a cidade. Foi um momento deles enxergarem que o mundo não é só aquele do bairro, aquele dos arredores onde moram”, comenta a psicopedagoga do Programa Consumir Turista, Lúcia Machado da Silveira.

Uma das professoras que esteve no museu da PUCRS, Letícia Santos de Lemos, conta que a experiência turística será explorada em sala de aula. “Vamos ver o que eles gostaram mais no passeio para fazermos produção textual. A ideia é esgotar ao máximo essa vivência surreal que tiveram”, conta. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Júlia Evangelista Tavares, destaca a importância da iniciativa percorrer bairros distantes do centro da cidade. “O turismo está em toda a parte da cidade, e também é uma ferramenta muito importante de desenvolvimento social, de geração de empregos e renda”, argumenta.

Antes de terem a experiência como turista, os alunos, entre oito e 11 anos,  receberam capacitações em sala de aula, juntamente com os professores, sobre direito do consumidor turista, atendimento ao turista e pessoas com deficiência, bem como a identificação dos principais atrativos turísticos da capital gaúcha. Todas as turmas receberam as cartilhas temáticas do programa e ecobags. Os materiais podem ser lidos no site da SMDET, neste link. “As aulas foram super práticas, além de lúdicas. Trabalhei os direitos básicos do consumidor com as turmas, que traziam suas histórias e suas vivências na família”, acrescenta a psicopedagoga.

O Programa Consumidor Turista é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com o objetivo de capacitar, além de estudantes das escolas municipais, pessoas que atuam em hospedagens, agências de viagens, bares, cervejarias e similares, rede de restaurantes e como guias de turismo e representantes de atrativos turísticos. O programa segue com ações até o fim do ano, quando será realizado um seminário para a capacitação do trade turístico de Porto Alegre.

 

Hosana Aprato

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes