Fluxo de desembarques internacionais registra recorde depois da pandemia

15/08/2023 14:35
Rodger Timm / PMPA
Educação
Quase 18 mil turistas de outros países chegaram a Porto Alegre em junho

Levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) mostrou que o mês de junho deste ano registrou o maior número de desembarques internacionais depois da adoção de lockdown pela pandemia de Covid-19, em meados de março de 2020. Chegaram ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, quase 18 mil turistas. Desde o início de 2023, desembarcaram na cidade 82.965 passageiros de outros países, aumento de 66% em comparação ao mesmo período de 2022.

Para a titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares, Porto Alegre está retomando o movimento turístico pré-pandemia. “A Capital está fortalecendo e qualificando seus atrativos e serviços turísticos. Hoje temos muitas experiências para oferecer -  com hotelaria e gastronomia de destaque nacional - além de eventos consolidados como o South Summit e a Maratona Internacionalâ€, enfatizou. 

Os dados de chegadas foram extraídos do Painel de Turismo, desenvolvido pela equipe econômica da SMDET, com base em informações da Fraport. O painel traz, ainda, informações sobre a taxa de ocupação de hotéis; perfil dos trabalhadores e localização da rede hoteleira, bares e restaurantes; e o perfil dos atendimentos no Centro de Informações Turísticas (CIT). 

Conforme o responsável pelos estudos, o economista Rodrigo de Assis, os dados demonstram uma retomada da atividade econômica na Capital. “O fluxo contínuo de turistas permite o desenvolvimento econômico, além de ampliar e melhorar os atrativos da cidade, gerando renda e empregoâ€, acrescentou. O painel está disponível aqui.

Recentemente, a Azul Viagens anunciou 19 voos semanais com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. A empresa espera atender a estimativa de 20 mil passageiros no fim do ano, principalmente no Natal, que buscam a Serra gaúcha como destino turístico. Os voos semanais vão sair de Belo Horizonte, Brasília, Uberlândia, Goiânia, Congonhas, em São Paulo, além de Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Bauru. A expectativa da ampliação dos voos, segundo a secretária Júlia, é de que os turistas que chegam à Capital permaneçam alguns dias para aproveitar os atrativos da cidade. 

 

Hosana Aprato

Cristiano Vieira