Brique da Redenção completa 46 anos com milhares de pessoas em domingo ensolarado

24/03/2024 20:25
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Dia ensolarado ajudou a atrair visitantes para a data especial

Com um domingo ensolarado e de temperatura agradável, o Brique da Redenção comemorou mais um ano de existência em Porto Alegre. Milhares de pessoas passaram pela avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, neste 24 de março para participar da programação especial de aniversário de 46 anos da feira, além de conferir as novidades dos expositores.

A comemoração do Brique integra a programação oficial que marca o mês de aniversário de 252 anos da Capital. O público se encantou com o tradicional desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil/RS e com a apresentação do conjunto de folclore “Os Gaúchos”. 

HPS 80 anos - O prefeito Sebastião Melo esteve na abertura da festividade e acompanhou o lançamento do projeto “80 anos do Hospital de Pronto-Socorro” e a entrega da “Comenda Amigo do Brique”.

“Este local faz parte não apenas da história de Porto Alegre, mas do coração de quem visita a feira. É espaço de diversidade, convivência urbana e de pensar diferente, mas sempre com harmonia. Meu reconhecimento ao trabalho dos expositores que fizeram e fazem parte dessa trajetória” - prefeito Sebastião Melo. 

Integrante da Comissão Deliberativa dos Expositores do Brique da Redenção/Antiquários, Renita Stieler lembrou que março é um mês de muita alegria e satisfação para o grupo. “Trabalhamos no lugar que a gente mais gosta e que admiramos. O Brique, para mim, será eterno”, contou, emocionada. 

Performances - As comemorações seguiram à tarde com apresentações artísticas variadas. O evento foi organizado pela Comissão Deliberativa do Brique da Redenção, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), de Cultura (SMC) e de Modernização e Gestão de Projetos (SMGES). 

História - O Brique foi criado em 1978 e fundado como uma feira a céu aberto inspirada no modelo do Mercado de Pulgas de Montevidéu e na Feira de San Telmo, de Buenos Aires. Em 2005, foi sancionada a lei que declara o Brique da Redenção Patrimônio Cultural do Estado. O maior segmento de expositores na feira é o de artesanato, com mais de 180 bancas, seguido de 66 de antiguidades, 26 de artes plásticas e seis de espaços gastronômicos.

Hosana Aprato

Samuel Bizachi

Acompanhe a prefeitura nas redes