Artigo: Porto Alegre está cada vez mais atraente

28/09/2023 09:14

Uma cidade boa para a população é uma cidade boa para o turista. Se hoje temos a capacidade de receber visitantes, é porque conseguimos mudar a realidade do município e solidificar um setor que há muito tempo necessitava de mais investimentos e atenção, tanto do poder público quanto do privado.

Somos a capital dos gaúchos e a capital mundial do churrasco. Temos um polo cervejeiro diversificado, uma orla deslumbrante que nos mostra o Guaíba, a maior pista de skate da América Latina. Temos, também, um Centro Histórico revitalizado e hubs de inovação e tecnologia que atraem empreendedores e comitivas do mundo inteiro.

Somos a cidade dos eventos corporativos, de negócios, de esportes e dos grandes shows. Por tantas características assim é que estamos trilhando um caminho de crescimento sustentável, robusto e consistente, que está sendo percebido pelos que estão olhando de fora.

O turismo tem uma força muito grande na economia e na sociedade, movimentando muitos segmentos, como os de alimentação, hospedagem, transporte, guias e agências de viagens. Porto Alegre está se fortalecendo, qualificando seus atrativos e serviços turísticos. Nesse mês de agosto, foi registrada a maior taxa mensal de ocupação em hotéis, com 69%, desde 2011, quando o número passou dos 70,83%.

Depois de um período muito sensível para o setor do turismo, conseguimos alcançar índices recordes novamente. A Capital recebeu 66% a mais de passageiros vindos do Exterior entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2022. Chegaram ao Aeroporto Internacional Salgado Filho quase 18 mil pessoas, maior número registrado desde que a pandemia chegou ao país.

Os dados, sem dúvida, refletem a retomada do crescimento econômico e a política para a atração de eventos adotada nesta gestão. Um em cada oito empregos gerados em Porto Alegre neste ano estão ligados à área do turismo. Em julho de 2023, foram criados 19.569 empregos, o que representa 11% da fatia do turismo.

É um recomeço lento mas consistente. Ainda há muito o que ser feito, e temos a convicção de que o turismo acontece pela iniciativa privada, pelos empreendedores. Ao poder público cabe não atrapalhar e, na medida do possível, fomentar. Podemos dizer que neste Dia Mundial do Turismo, celebrado na quarta- feira (27), Porto Alegre está cada vez mais atraente.

Júlia Evangelista Tavares,  secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo 

Artigo publicado na edição de 26 de setembro do Jornal Zero Hora. 

Lissandra Mendonça