Alunos da rede municipal recebem capacitação do Programa Consumidor Turista

13/09/2023 16:49
Divulgação / SMDET
Alunos da rede municipal recebem capacitação do Programa Consumidor Turista
Atividade foi realizada em 29 turmas de diferentes bairros como Restinga, Belém Novo, Belém Velho, Mário Quintana e Bom Jesus

Quase 800 alunos, entre oito e 11 anos, do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Porto Alegre receberam capacitações do Programa Consumidor Turista, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). A sensibilização foi realizada em 29 turmas de diferentes bairros como Restinga, Belém Novo, Belém Velho, Mário Quintana e Bom Jesus.

Segundo a psicopedagoga Lúcia Machado, que realizou as capacitações, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre direitos e deveres do cidadão turista, além de conhecer diversos pontos turísticos da cidade. “As crianças trouxeram suas próprias experiências de vida com relação ao mundo do consumo, desde a compra sustentável à separação do lixo. Trabalhamos os conceitos de quem é o turista, o consumidor, o fornecedor de forma lúdica pois o tema fugia do cotidiano delas e de suas famílias”, explicou. 

Cada aluno recebeu um kit com cartilhas sobre direito do consumidor turista, atendimento ao turista e pessoas com deficiência, bem como a identificação dos principais atrativos turísticos da capital gaúcha. Ao total, 22 professores também receberam a capacitação da prefeitura. “A criança é uma multiplicadora de informações dentro de casa. É muito importante que saibam desde cedo sobre direitos e deveres sobre o consumo, e como o turismo pode abrir portas e desenvolver uma comunidade”, destacou a titular da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.

O objetivo do programa é capacitar, além de estudantes das escolas municipais, pessoas que atuam no setor de turismo, como guias, representantes de atrativos e trabalhadores em hospedagem, agências de viagens, rede de restaurantes, bares, cervejarias e similares. 

 

Hosana Aprato

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes