Revelados os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança

14/10/2021 21:37

Flamenco Negro, da Companhia de Arte La Negra Ana Medeiros, é o espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2021. Os resultados foram revelados na noite de entrega, que ocorreu virtualmente na noite desta quinta-feira, 14, com transmissão ao vivo nas redes socias. O prêmio, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, por intermédio do Centro Municipal de Dança, teve recorde de inscrições esse ano, com 102 concorrentes.

divulgação
Perla Santos foi a Personagem do Ano na dança
Perla Santos foi escolhida como a Personalidade do Ano na dança

Nosso Lugar, de Fernando Muniz, Syl Rodrigues e Vanessa Rodrigues, e que traz a produção da Cia Flashblack com protagonismo de jovens artistas negros da periferia foi a Video Dança do ano.  A categoria Intérprete Destaque teve o bailarino Rui Moreira, do espetáculo, Cô es (com eles) como vencedor. Na categoria Destaque Técnico-Artístico, Carol Martins, foi premiada pela direção da video dança Aspecto IN.

Em Ação Coletiva, Macarenando Dance Concept levou a estatueta. Em Ação Periférica, o prêmio foi dividido entre os projetos Bailados Periféricos, do Projeto Expressar (Vila Cruzeiro) e Batalha Solidária, do Restinga Crew (Bairro Restinga).

Na Categoria Memória o escolhido foi Carne Digital: Arquivo Digital Eva Schul, da UFRGS. Nas Ações de Formação e Difusão, os projetos consagrados foram, respectivamente, Ver com Tus Oídos, uma introdução ao flamenco para pessoas com deficiência visual, e Família Corpo e Movimento, de Silvana Maciel.

Perla Santos, criadora do Coletivo Meninas Crespas da Restinga e uma das idealizadoras do Dia da Dança Afro-Brasileira, foi escolhida pela organização do Prêmio como a Personalidade do Ano na dança.

A noite teve homenagens póstumas ao bailarino, professor e coreógrafo Marcos Meira, de Os Gaúchos e da Cadica Danças e Ritmos, e ao bailarino, coreógrafo e professor Ted Borges, .B. Boy da Hackers Crew.

As nove categorias consagraram o melhor da produção de Porto Alegre, a partir do contexto pandêmico, a fim de contemplar a produção ocorrida no contexto pandêmico. O novo formato evidenciou o reconhecimento às ações ocorridas na virtualidade.

VENCEDORES

Ação Coletiva

Macarenando Dance Concept

Ação de Difusão

Família Corpo e Movimento, de Silvana Maciel

Ação Formativa

Ver com Tus Oídos, uma introdução ao flamenco para pessoas com deficiência visual, de Juliana Prestes e Mimi Aragón

Ação Periférica

Bailados Periféricos, Projeto Expressar e

Batalha Solidária, Restinga Crew

Destaque Técnico-Artístico

Carol Martins, pela direção da videodança Aspecto IN

Espetáculo ou performance de dança virtual ou presencial

Flamenco Negro, Cia de Arte La Negra - Ana Medeiros

Intérprete Destaque

Rui Moreira, por Co ês (com eles)

Memória

Carne Digital: Arquivo Digital Eva Schul, projeto de extensão vinculado ao Projeto de Pesquisa Arquivos Digitais em Artes Cênicas: construção de memórias e inovação tecnológica e ao Grupo de Pesquisa em Práticas de formação, criação e documentação em dança e performance da UFRGS, sob a coordenação da Professora Mônica Dantas.

Vídeo dança

Nosso Lugar, de Fernando Muniz, Syl Rodrigues e Vanessa Rodrigues

 

Mariana Bertolucci

Lucas Barroso