Exposição Transfigurações estreia no Museu de Arte do Paço

29/01/2026 13:37

A exposição Transfigurações, do artista Edu Devens, com curadoria de André Venzon, estreia nesta quinta-feira, 29, das 18h às 20h, na Sala da Fonte do Museu de Arte do Paço (Mapa), na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico.

A mostra parte da premissa de que a arte pode ser caminho para compreender-se, reconhecer fronteiras e abrir-se à transformação, mesmo diante de violências e preconceitos que ainda persistem.

Para tanto, foi reunida a mais recente série Fragmentos do masculino (em mármore), a série Experimentações Clandestinas (ferramentas de pá e corte) e a escultura Transmutar. As obras resultam da prática de transferência fotográfica manual de retratos e nus artísticos para suportes de pedra, metal e isopor, criando uma interlocução entre pele, memória e matéria.

A pesquisa de Edu Devens cruza psicanálise e medicina para explorar a potência dos corpos dissidentes, buscando ampliar a expressão e o reconhecimento de quem se identifica como diferente, diverso, em transformação contínua. Sua obra não apenas identifica diferenças, mas amplia possibilidades expressivas, dando vida emergente aos objetos e ampliando seus significados.

André Venzon orienta o percurso expositivo para enfatizar relações entre vulnerabilidade e resistência, entre o íntimo e o público, entre corpo visto e corpo sentido. Também destaca os diálogos que o artista evidencia entre as peças em pedra, metal, isopor com a fotografia, buscando uma experiência sensorial que evoque memória, presença e transformação.

Visibilidade - A mostra dialoga ainda com o mês da Visibilidade Trans, reforçando a importância de visibilizar identidades dissidentes e ampliar territórios de expressão dentro de uma instituição dedicada à arte contemporânea. Assim, a exposição propõe que objetos inertes ganhem rosto e presença, abrindo espaço para reflexões sobre coragem, resistência e vidas.

Artista - Edu Devens (Piratini/RS, 1971) vive e trabalha em Pelotas. Artista visual e pesquisador, graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desenvolve uma produção que investiga corpos dissidentes e a fragmentação dos modelos normativos da masculinidade. Por meio da fotografia expandida, transferência de imagem, escultura e instalação, sua obra tensiona os regimes de visibilidade do corpo e os dispositivos simbólicos que sustentam suas representações.

Realizou exposições individuais, entre as quais se destacam Encaixotando Desencaixados (Fundação Ecarta, Porto Alegre, 2025) e Sugar – Reflexões Amargas (UFCSPA, Porto Alegre, 2023), e participou de salões e exposições coletivas em instituições no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Crítico de Arte Antônio Santoro Júnior (2025) e premiações no Salão de Artes Plásticas de Arceburgo - Minas Gerais. Seus trabalhos integram acervos institucionais no Brasil e na Espanha.

Serviço:
O quê: Exposição Transfigurações, de Edu Devens, curadoria André Venzon.
Onde: Sala da Fonte, Museu de Arte do Paço, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico.
Quando: abertura nesta quinta-feira, 29, das 18h às 20h.
Visitação: até 6 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Ivani Schütz

Bianca Dilly