Dia Internacional da Dança terá programação especial nesta sexta-feira

29/04/2022 08:35

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura organizou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Dança, nesta sexta-feira, 29. Está programada uma sessão de autógrafos do Escritos da Dança 2 – Mais um Passo de Dança, no Centro Municipal de Cultura, às 19h. Às 20h30, ocorre apresentação do espetáculo do Conjunto de Folclore Internacional (CFI) – Os Gaúchos, no Teatro Renascença. As duas atividades têm entrada franca. 

A série Escritos da Dança é uma iniciativa do Centro Municipal de Dança com a Editora da Cidade. O segundo volume Escritos da Dança 2 – Mais um Passo de dança tem como recorte as ações de dança na Capital nos seus aspectos históricos, socais e pedagógicos. A publicação reúne 32 autores, foi editada pela Canto Cultura e Arte e tem como organizadores os pesquisadores Alyne Rehm, Diego Esteves, Suzane Weber e Wagner Ferraz.  

"Essa publicação reúne educadores, artistas e pesquisadores que partilham saberes da dança na Capital. Uma ação fundamental de difusão e democratização da cultura de Porto Alegre", destaca o diretor do Centro Municipal de Dança, Airton Tomazzoni.

O Conjunto de Folclore Internacional - Os Gaúchos traz ao palco um espetáculo com coreografias de diversas culturas que influenciaram na formação de seu repertório. O CFI – Os Gaúchos tem 62 anos de caminhada artística na área da dança, divulgando a cultura dos povos, através de suas músicas e danças folclóricas.

O Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco em 1982, em homenagem ao dia de nascimento do mestre e bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Autor de Cartas sobre a Dança, Noverre defendeu a ampla formação do bailarino, sua profissionalização e a valorização da dança frente às demais artes.

Programação Dia Internacional da Dança, 29 de abril

19h - Sessão de autógrafos do livro Escritos da Dança 2 - Mais um passo de Dança 
Centro Municipal de Cultura – Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Veríssimo, 307) 
Entrada franca

20h30 - Conjunto de Folclore Internacional – Os Gaúchos
Teatro Renascença (avenida Erico Veríssimo, 307)
Entrada franca

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil