Artigo: Vida longa ao Centro Municipal de Cultura

22/08/2025 09:04

Memória cultural viva de Porto Alegre, o Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues está de “roupa†nova. Pronto para estrear um outro capítulo na sua história, após ter passado por uma reforma que recuperou os inúmeros estragos causados pela trágica enchente de maio de 2024. Devido à inundação, as suas instalações, onde antes se ouvia a encenação dos artistas e os aplausos do público, ficaram mergulhadas pelas águas do Guaíba que subiram mais de um metro no local. 

Apesar das dúvidas e incertezas sobre o seu futuro, o Centro Municipal de Cultura sobreviveu. Mas, para isto, foi preciso muito esforço coletivo. Uma bem sucedida articulação do Poder Público municipal com a iniciativa privada garantiu os recursos de quase R$ 4 milhões para a reforma que durou vários meses. 

Servidores públicos dedicados salvaram o que puderam na enchente em equipamentos de som, luz, instrumentos musicais, móveis e computadores, e outros acompanharam o dia-a-dia da obra, junto com os funcionários da empresa executora. 

Graças a este trabalho conjunto, norteado pelo comprometimento com o interesse público e o amor à arte, o Teatro Renascença, a Sala Ãlvaro Moreyra, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e o Atelier Livre Xico Stockinger, que integram o complexo cultural, estão remodelados e já com a programação retomada para os próximos meses. As atividades e os espetáculos podem ser conferidos nas redes digitais da Secretaria Municipal de Cultura @cultura.poa 

O público e os artistas vão poder dispor das melhorias como piso, poltronas, climatização, itens de acessibilidade, rede elétrica, banheiros e camarins novos. A cortina do palco do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues abre-se de novo. E como a cultura é a alma de um povo, que entre em cartaz a nova temporada de exposições de arte, espetáculos de dança, teatro, oficinas literárias, shows musicais e feiras de trocas de livros, sempre na busca de proporcionar mais acesso à cultura popular.

Liliana Cardoso Duarte
Secretária municipal de Cultura de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de 22 de agosto no jornal Zero Hora

Lissandra Mendonça