Postos de CadÚnico
ATENDIMENTO CADASTRO ÚNICO
Os Postos Descentralizados são unidades de atendimento ao Cidadão para inscrição, averiguação e atualização de dados cadastrais no Sistema Cadastro Único.
As equipes realizam o cadastramento de famílias no Sistema para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.
Público: Famílias moradores de Porto Alegre em situação de extrema vulnerabilidade, que possuam: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Importante: Comparecer com documentos originais com foto, CPF de todo o núcleo familiar.
Confira mais informações e onde buscar atendimento para Cadastro Único:
- Documentos obrigatórios
-
Importante: devem apresentar os documentos originais.
Documentos necessários/obrigatórios para realização de cadastros novos e atualização cadastral:
• O Responsável Familiar (RF) deve apresentar o CPF, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência, ou Termos de declaração de residência.• Para as demais pessoas da família:
• CPF - Cadastro de Pessoa Física
• Certidão de Nascimento; ou
• Certidão de Casamento; ou
• Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
• Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG); ou
• Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
• Título de Eleitor. - Horário de Atendimento
-
Confira o horário de cada Posto. O atendimento acontece por ordem de chegada e conforme a demanda.
Importante: ao chegar em locais de atendimento, confira a capacidade do dia com o supervisor do serviço.
- Posto SMAS
-
Há um Posto de Atendimento do CadÚnico na sede SMAS:
Local: Secretaria Municipal de Assistência Social
Endereço: Rua Baronesa do Gravataí, 700
De segunda a Sexta-Feira
Horário: 8h às 16h - sem fechar ao meio dia.
- Posto Centro Vida
-
O Posto de Atendimento no Centro Vida funciona na área 6 do Complexo Centro Vida:
Local: Vida - Centro Humanístico
Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656 - Área 6
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia
- Posto Estação Cidadania - Lomba do Pinheiro
-
O Posto de Atendimento na região Lomba do Pinheiro funciona no Complexo Estação Cidadania
Local: Estação Cidadania (são entregues, em média 80 senhas por dia)
Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 12/13 - Lomba do Pinheiro
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h
- DEMHAB
-
Há um Posto de Atendimento do Cadastro Único no Departamento Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (DEMHAB)
Local: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária
(Av. Princesa Isabel, 1115, Azenha)
De segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 16hs - sem fechar ao meio dia.
- Posto Subprefeituras
-
Confira os Postos Descentralizados em parceria com as Subprefeituras
Unidade Cristal – Sub Cristal
Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h
Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).
Das 8h às 12h e das 13h às 16h
Unidade Região Leste – Sub Bom Jesus
Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h
Unidade Partenon – Sub Partenon
Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
Unidade Restinga – Sub Restinga
Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Unidade Extremo Sul – Sub Belém Novo
- Posto EMEF - Morro da Cruz
-
Novo Posto - EMEF - Morro da Cruz (somente às terças-feiras)
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz - EMEF
Endereço: Rua Santa Tereza, VI - Av. Comunitária - Morro da Cruz.
Horário: 9h às 16h
- CRAS
-
Atendimento
Famílias e indivíduos em acompanhamento pelas equipes técnicas e para BPC.
Grupos prioritários, que são: Pessoa Com Deficiência , Idosos, Gestantes, em domicílio pessoas acamados, bem como famílias acompanhadas pelas equipes de CRAS e CREAS.
A forma de atendimento é por agendamento.
- Mutirões e Ações descentralizadas
-
Acompanhe a agenda:
- Agendamento Online
-
O Agendamento Online para atendimento nos Postos Descentralizados do Cadastro Único e CRAS está inativo por tempo indeterminado.
- Consulte Dados Cadastrais
-
Aplicativo Cadastro Único: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.
Aplicativo Caixa Tem: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play. Faça o download do Aplicativo do Caixa Tem e verifique como está o seu cadastro.
Telefones: 111 e 121
- Calendário de Indisponibilidade
-
As famílias beneficiadas podem acompanhar o Calendário de Indisponibilidade do Sistema de Cadastro Único para programarem-se pela busca do serviço.
Nestas datas, o Sistema de CadÚnico passa por atualização de dados:
Maio – 16/5
Junho – 13/6
Julho – 11/7
Agosto – 08/8
Setembro – 12/9
Outubro – 10/10
Novembro 07/11
Dezembro 12/12