Postos de CadÚnico

ATENDIMENTO CADASTRO ÚNICO

Os Postos Descentralizados são unidades de atendimento ao Cidadão para inscrição, averiguação e atualização de dados cadastrais no Sistema Cadastro Único. 

As equipes realizam o cadastramento de famílias no Sistema para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.

Público: Famílias moradores de Porto Alegre em situação de extrema vulnerabilidade, que possuam: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Importante: Comparecer com documentos originais com foto, CPF de todo o núcleo familiar.

Confira mais informações e onde buscar atendimento para Cadastro Único:

Documentos obrigatórios

Importante: devem apresentar os documentos originais.

Documentos necessários/obrigatórios para realização de cadastros novos e atualização cadastral:
  
    • O Responsável Familiar (RF) deve apresentar o CPF, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência, ou Termos de declaração de residência. 

    • Para as demais pessoas da família: 
    • CPF - Cadastro de Pessoa Física
    • Certidão de Nascimento; ou
    • Certidão de Casamento; ou
    • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
    • Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG); ou
    •  Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
    • Título de Eleitor.

Horário de Atendimento

Confira o horário de cada Posto. O atendimento acontece por ordem de chegada e conforme a demanda.

Importante: ao chegar em locais de atendimento, confira a capacidade do dia com o supervisor do serviço. 

Posto SMAS

Há um Posto de Atendimento do CadÚnico na sede SMAS:

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social 

Endereço: Rua Baronesa do Gravataí, 700

De segunda a Sexta-Feira

Horário: 8h às 16h - sem fechar ao meio dia.

Posto Centro Vida

O Posto de Atendimento no Centro Vida funciona na área 6 do Complexo Centro Vida:

Local: Vida - Centro Humanístico 

Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656 - Área 6

De segunda a sexta-feira

Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia

Posto Estação Cidadania - Lomba do Pinheiro

O Posto de Atendimento na região Lomba do Pinheiro funciona no Complexo Estação Cidadania

  Local: Estação Cidadania  (são entregues, em média 80 senhas por dia)

  Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 12/13 - Lomba do Pinheiro

  De segunda a sexta-feira 

  Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h

DEMHAB

Há um Posto de Atendimento do Cadastro Único no Departamento Municipal de Habitação  e Regularização Fundiária (DEMHAB) 

Local: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária

(Av. Princesa Isabel, 1115,  Azenha)

De segunda a sexta-feira

 Horário: das 9h às 16hs - sem fechar ao meio dia.
 

Posto Subprefeituras

Confira os Postos Descentralizados em parceria com as Subprefeituras

Unidade Cristal – Sub Cristal 

 

Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.

Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h

Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

Das 8h às 12h e das 13h às 16h

 

Unidade Região Leste – Sub Bom Jesus 

Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.

Horário:  8h às 12h e das 13h às 16h

 

Unidade Partenon – Sub Partenon  

Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30

 

Unidade Restinga – Sub Restinga

Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

 

Unidade Extremo Sul – Sub Belém Novo 

Posto EMEF - Morro da Cruz

Novo Posto - EMEF - Morro da Cruz (somente às terças-feiras)

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz - EMEF 

Endereço: Rua Santa Tereza, VI - Av. Comunitária - Morro da Cruz.

Horário: 9h às 16h

 

CRAS

Atendimento 

Famílias e indivíduos em acompanhamento pelas equipes técnicas e para BPC. 

Grupos prioritários, que são: Pessoa Com Deficiência , Idosos, Gestantes, em domicílio pessoas acamados, bem como famílias acompanhadas pelas equipes de CRAS e CREAS.

A forma de atendimento é por agendamento.

Mutirões e Ações descentralizadas

Acompanhe a agenda:

 

 

Agendamento Online

Agendamento Online para atendimento nos Postos Descentralizados do Cadastro Único e CRAS está inativo por tempo indeterminado.

 

Consulte Dados Cadastrais

Aplicativo Cadastro Único: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.

Aplicativo Caixa Tem: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play. Faça o download do Aplicativo do Caixa Tem e verifique como está o seu cadastro.

Telefones: 111 e 121

Calendário de Indisponibilidade

As famílias beneficiadas podem acompanhar o Calendário de Indisponibilidade do Sistema de Cadastro Único para programarem-se pela busca do serviço.

Nestas datas, o Sistema de CadÚnico passa por atualização de dados:

Maio – 16/5
Junho – 13/6
Julho – 11/7
Agosto – 08/8
Setembro – 12/9
Outubro – 10/10
Novembro 07/11
Dezembro 12/12