CRAS

Proteção Social Básica

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são unidades de atendimento do município para atendimento à população da região, onde é ofertado serviços vinculados ao Nível de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetiva é a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A presença destas Unidades nos territórios possibilita organizar e ofertar serviços da Proteção Social Básica nas áreas de maior vulnerabilidade e risco social, além de realizar a gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas. 

Porto Alegre possui 23 CRAS.

Principais Ações e Serviços

Principais Ações

Acolhida: Processo inicial de escuta das necessidades e demandas trazidas pelas famílias, bem como de oferta de informações sobre as ações do Serviço, da rede socioassistencial. A acolhida pode ser realizada de duas formas:

                     * deslocamento da equipe de referência para conhecimento do território;

                      * contatos com atores sociais locais (líderes comunitários, associações de bairro etc);

                      * obtenção de informações e dados provenientes de outros serviços socioassistenciais e setoriais, dentre outras.

Busca ativa: A busca ativa refere-se à procura intencional, realizada pela equipe técnica do CRAS, com o objetivo de identificar as situações de vulnerabilidade e risco social, ampliar conhecimento e a compreensão da realidade social pela população do território.  São estratégias da busca ativa: Encaminhamento: É o processo de orientação e direcionamento das famílias, ou algum de seus membros, para serviços e/ou benefícios socioassistenciais ou outras políticas públicas . Os Encaminhamentos têm por objetivo a promoção do acesso aos direitos e a conquista da cidadania.

Ação Comunitária: São ações coletivas organizadas pelo CRAS que envolvem um número maior de participantes da comunidade, reunindo diferentes grupos  a partir de uma demanda ou diagnóstico do território, ou, ainda, ser resultado da mobilização da comunidade ou fruto de projetos coletivos propostos pelos participantes das oficinas com famílias. As ações comunitárias podem ser ofertadas como palestras, campanhas e eventos comunitários.

Oficina: É um encontro planejado pela equipe técnica do CRAS para debater sobre um tema de interesse  das  famílias com o objetivo de fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos. Acompanhamento: O acompanhamento familiar consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas através da realização de encontros freqüentes, com compromissos entre famílias e técnicos do CRAS, a partir da construção de um Plano de Acompanhamento Familiar - com objetivos  a serem alcançados,  buscando a superação gradativa das vulnerabilidades vivenciadas. O Acompanhamento poderá ser individualizado e em grupo.

                                           Particularizada, quando o cidadão é atendido individualmente ou,

                                           Coletiva, quando o atendimento é em grupo.

 

Principais Serviços

O atendimento às famílias, ou a alguns de seus membros, refere-se a uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, através de alguns encontros agendados com técnico do CRAS com vistas a uma resposta qualificada de uma demanda da família ou do território. 

O PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento  Integral à Família O SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 O que é o PAIF? 

O PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, ofertado pela equipe técnica do CRAS com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O que é o SCFV?

O SCFV é um serviço realizado em grupos, organizado através de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Está organizado de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar asocialização e a convivência comunitária.

 

Como Acessar os Serviços

- Por procura espontânea;
- Por busca ativa;
- Por encaminhamento da rede socioassistencial;
- Por encaminhamento das demais políticas públicas.

Horários de Atendimento

Horário de Atendimento

das 8h às 12h e das 13h às 17h.

(Excepcionalmente fechado no turno semanal da Reunião de Equipe).

Os CRAS atendem a população todos os dias, com exceção do turno de Reunião de Equipe. 

A modalidade do atendimento é que se altera conforme planejamento dos CRAS, alterando entre turnos de acolhidas para novos, atendimentos agendados, acompanhamentos, grupos, oficinas, encaminhamentos e ações comunitárias.

CRAS Centro

Centro de Referencia de Assistência Social da Região Centro (CRAS Centro) 

Endereço: Rua Alm. Álvaro Alberto da Mota e Silva, s/n, Menino Deus

Horário de Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Fechado para reunião interna: sexta-feira no turno da manhã

Contato: 51. 3289-5049

 

Abrangência:

Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Higienópolis, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana e as comunidades: Loteamento Santa Teresinha, Comunidade Barão do Gravataí, Quilombo Areal da Baroneza, Quilombo Fidelix, Loteamento Princesa Isabel, Vila Planetário, Condomínio Princesa Isabel, Vila do Sossego, Integração dos Anjos, Condomínio Lupicínio Rodrigues

 

Programação de Atendimento:

Segunda-feira: 09h - Oficina SCFV Infância e Juventude

Segunda-feira: 14h - Oficina SCFV Infância e Juventude

Terça-feira: 14h - Acolhida Coletiva

Quarta-feira: 14h - Oficina BPC

Quinta-feira: 09h - Acolhida Coletiva

Quinta-feira: 14h - Oficina direitos da pessoa idosa

Quinta-feira: 14h - SCFV pessoa idosa

 

Cadastro Único: atendimento por demanda espontânea, com quantitativo de até 40 atendimentos/dia.

 

* Serviço de Atendimento Familiar

  • SAF Floresta (Rua Almirante Barroso, 645)

Acolhida coletiva: terça-feira às 14h e quinta-feira às 9h

Abrangência do atendimento: Bairro floresta, Comunidade Loteamento Santa Terezinha 

  • SAF Cedel (R.Otto Ernest Meyer, 95)

Acolhida: quarta-feira às 14h e quinta-feira às 9h 

Abrangência do Atendimento: Bairros Azenha, Menino Deus, Praia de Belas, Santana e as Comunidades: Barão do Gravataí, Loteamento Princesa Isabel, Vila Planetário, Condomínio Princesa Isabel, Condomínio Lupicínio Rodrigues

 

CRAS Centro Sul

 

 

 

CRAS Cristal

 

 

 

CRAS Cruzeiro

 

 

 

CRAS Eixo Baltazar

Centro de Referência de Assistência Social da Região Eixo Baltazar (CRAS Eixo Baltazar)

Endereço: Av. Dr. Saulo Coelho, 52 – Parque Santa Fé

Fechado para reunião interna: Sextas-feiras das 13:00 às 17:00.

Contato: 51. 3289-4831

 

Abrangência 

Bairros: • Costa e Silva • Rubem Berta • Parque Santa Fé • Jardim Dona Leopoldina 


Comunidade:

• Vila Diamantina • Parque Madepinho • Vila Triângulo (parte) • Vila Nossa Senhora de Fátima • Vila Ubirici (parte) • Vila Max Geiss •  Vila Amazônia • Loteamento Santa Maria • Loteamento Dom Pedro • Loteamento Laranjeiras • Vila Imperatriz Leopoldina • Vila David Canabarro  • Vila Varig • Conjunto Residencial Ícaro • Vila Alexandrina • Vila Unidos • Vila União

 

Programação de Atendimento:

Segunda-feira às 09h – Acolhida Coletiva

Terça-feira às 14h - Acolhida Coletiva

Quarta-feira às 14h - SCFV pessoa idosa

Quinta-feira às 14h – Acolhida Coletiva


Cadastro Único: de Segunda a Sexta, atendimento por agendamento, com quantitativo de até 20 atendimentos/dia.

 

* Serviço de Atendimento Familiar

  • SAF  ALAN (Centro Vida, localizado na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Área 6, sala 659)

Programação de Atendimento:

Segunda-feira às 09h: Oficina de Cidadania, documentação

Quarta-feira às 14h – Acolhida Coletiva

Quinta-feira às 09h – Oficina SCFV

Fechado para reunião interna: Sextas-feiras


Abrangência do atendimento:

Bairros: • Passo das Pedras I e II  • Jardim Itu-Sabará (partes) • Jardim Ingá • Jardim Planalto (partes)  • Sarandi (partes) • São Sebastião (partes)

Comunidade: • Jardim dos Coqueiros • Vila Vitória da Conquista • Vila Altos da Lagoa • Vila Operária • Rua Sebastião Barreto • Acessos “P” • Vila Esperança Cordeiro • Recanto da Lagoa

 

 

CRAS Extremo Sul

 

 

 

CRAS Farrapos

 

 

 

CRAS Glória

 

 

 

 

CRAS Hípica

 

 

 

CRAS Ilhas

Centro de Referencia de Assistência Social da Região Ilhas (CRAS Ilhas) 

Endereço: Rua Capitão Coelho, 62, Bairro Arquipélago
 
Fechado para reunião interna: terças-feiras no turno da manhã
 
Contato: 51. 32894762
 

Abrangência

Bairro Arquipélago 


Programação de Atendimento:
 
Terça-feira: 13h30 ou 15h30 - Acolhida Coletiva
 
Quarta-feira (quinzenalmente): 14h - Grupo PAIF - Grupo de mulheres "Guerreiras da Ilha" (acesso via acolhida)
 
Quinta-feira: 09h ou 10h:30 - Acolhida Coletiva
 
Quinta-feira: 14h - Oficinas  (acesso via acolhida)
 
Sexta-feira: 14h - SCFV pessoa idosa (acesso via acolhida)


 
Cadastro Único: Segundas, quartas e sextas: Cadastro novo, e atualização, consulta PBF e folha resumo.

 

CRAS Leste

 

 

 

CRAS Leste II

 

 

 

CRAS Lomba do Pinheiro

 

 

 

CRAS Nordeste

 

 

 

 

CRAS Noroeste

Centro de Referencia de Assistência Social da Região Noroeste (CRAS Noroeste) 

Endereço: Rua Irene Caponi Santiago, 290
 
Fechado para reunião interna: quartas-feiras pela manhã
 
Contato: 51. 3289.4943
 
 

Abrangência

Bairros: Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Europa, Jardim Floresta, Jardim Itú (parte), Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Passo D ́Areia, Santa Maria Goretti, São João, São Sebastião e Vila Ipiranga.
 
Comunidades: Vila Dique, Vila Nazaré, Ocupação Povo sem Medo, Quilombo Kedi
 
 
Programação de atendimento 
 
Segunda-feira: 09h - Acolhida coletiva descentralizada (Vila Dique)
                         
Segunda-feira: 14h - Consulta Cadastro Único (por ordem de chegada)
                          14h - SCFV para pessoa idosa - Grupo Moquinha dos Coroas
 
Terça-feira: 14h - SCFV para pessoa idosa - Grupo Moquinha dos Coroas
                                 
Quarta-feira: 13h30min - Acolhida Coletiva CRAS
 
Quinta-feira: 14h - SCFV para pessoa idosa - Grupo Vamos Fazer Amigos
 
Sexta-feira: 9h - Acolhida Coletiva CRAS
 


Cadastro Único: atualizações e novos cadastros apenas por agendamento, que pode ser feito por telefone ou na recepção

Acolhida coletiva: chegar com 15 min de antecedência

 

CRAS Norte

 

 

 

CRAS Santa Rosa

 

 

 

CRAS Partenon

 

 

 

CRAS Restinga

 

 

 

 

CRAS 5ª Unidade Restinga 

 

 

 

 

CRAS Restinga Velha

 

 

 

CRAS Sul

 

 

 

CRAS Timbaúva