Semana do Servidor Público Municipal tem 1.242 homenageados pela prefeitura

30/10/2023 19:17
Andrea Rammé/SMAP/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Profissionais receberam diplomas e pins de lapela em referência ao tempo de serviço público

A programação alusiva à Semana do Servidor Público foi encerrada nesta segunda-feira,  30. Ao total, a Prefeitura de Porto Alegre homenageou 715 profissionais de 20 secretarias da Administração Centralizada e mais 527 servidores aposentados. Nesta segunda, foram entregues diplomas e pins de lapela para os servidores das secretarias de Administração e Patrimônio (Smap), Fazenda (SMF) e Previmpa, que completaram de 15 a 45 anos de tempo de serviço em 2023. O evento, no auditório da Smap, teve a participação da Banda Municipal. 

Cada secretaria organizou a sua celebração para entregar os certificados aos gestores. O secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, que também é servidor público há mais de 20 anos, destacou a importância de homenagear os colegas. "São os servidores que fazem as coisas acontecerem. Se hoje temos uma Porto Alegre melhor, é porque cada um doou um pouco de si para um propósito maior que é atender a sociedade", observou.

Já o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, observou a relevância da valorização dos servidores que fazem a diferença no serviço público. “Cada colega nas secretarias de ponta é muito importante para a gestão, como as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, prestando seu serviço que é fundamental, mas também é preciso unir esforços com todo governo e demais secretarias de meio, como a Fazenda e Administração para trabalharem em sintonia". Barbosa ressaltou a homenagem a um servidor que está completando 50 anos de serviço público, Othelino Machado de Souza, da frota da Smap.

O diretor-geral adjunto do Previmpa, Wilson Pereira Ramos, também esteve presente. O diretor-geral, Fabiano Prates Behlke, enviou um vídeo de agradecimento e consideração a todos servidores pelo trabalho e dedicação.

Atividades - Inserido na programação oficial, no dia 27 de outubro, a Smap promoveu uma exposição de livros na biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) com servidores municipais que são também escritores, intitulada: “Servidores Públicos e o Ofício da Palavra”.

Em destaque também no dia 27, a palestra com a servidora e administradora Semadar Jardim Marques, autora do livro “Colaboração: a única solução - Como fazer emergir a inteligência coletiva que traz resultados sustentáveis”. Ela focou nos resultados do trabalho em equipe e na importância da saúde mental dos servidores. “ O tema empatia é muito válido também no serviço público. Quando falamos em colaboração, falamos em ambientes de confiança, onde temos a segurança psicológica para seguir o que a gente realmente é, sem medo".

 

Mariana Kruse

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes