Prefeitura retoma concurso público para seleção de arquitetos

08/02/2023 16:00

A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 8, a retomada dos concursos públicos 639 a 643 para preenchimento dos cargos de arquiteto na administração municipal. O certame havia sido suspenso por decisão judicial devido a divergências quanto ao salário mínimo da categoria. Após acordo entre a prefeitura e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), o edital com os valores reajustados teve o prosseguimento autorizado.

“A medida é importante não só pelo papel destes profissionais no funcionamento dos serviços públicos municipais, mas também por resultar de um acordo judicial inédito entre o conselho e a prefeitura, após diálogo entre os representantes da categoria e o governo”, destacou o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

A data prevista para aplicação das provas teórico-objetivas é 5 de março. A consulta dos locais e horários estará disponível a partir do dia 17 de fevereiro no site da Fundatec, banca organizadora do concurso. No edital constam, além do cronograma de execução, as listas com os nomes dos candidatos cujas inscrições foram homologadas e daqueles que pediram a devolução dos valores da taxa pela suspensão do certame.

“O anúncio de retomada do concurso conclui de forma muito satisfatória o processo que provocamos. Em um primeiro momento, houve a recepção pelo Judiciário de nosso argumento em defesa da remuneração dos profissionais e, em seguida, a disposição do Executivo em dialogar e buscar solução negociada. Entendemos que esse processo foi exemplar, comprovando que os melhores resultados são obtidos a partir da relação institucional de alto nível com diálogo e encaminhamentos conjuntos”, afirma o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Andrea Pinto

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes