Imóvel municipal será sede da nova unidade da Apae na Zona Norte da Capital

15/04/2021 18:39
Andrea Pinto/SMAP PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Direção da Apae esteve na prefeitura onde recebeu a confirmação da parceria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Alegre (Apae) recebeu a confirmação, nesta quinta-feira, 15, do local onde poderá instalar sua unidade na Zona Norte da Capital. A prefeitura fechou parceria com a entidade, concedendo o uso da antiga Escola Estadual Ernesto Tochetto. O imóvel pertence ao município e foi escolhido por ser o mais adequado para o funcionamento das atividades na região.

"Acreditamos muito no trabalho da Apae como essencial na vida de milhares de pessoas. Temos certeza de que, mais do que educação para crianças e jovens, a instituição promove saúde e um ambiente social. Ajudar quem oferece um trabalho tão rico é nosso dever", destacou o vice-prefeito, Ricardo Gomes.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, deu prioridade ao assunto devido à natureza dos serviços prestados pela Apae. “Sempre que pudermos cumprir o nosso dever, enquanto poder público, de levar melhorias para a população, assim o faremos. Um dos nossos projetos prioritários é a otimização do patrimônio da cidade, aliando enxugamento da máquina com a utilização estratégica e eficiente dos nossos próprios. Para nós, é uma satisfação imensa fechar essa parceria”, afirmou.

"Meu contato com a Apae já vem de longa data. Como voluntária, conheço de perto o incrível trabalho que executam e sei também dos desafios. Sentar à mesa com eles é sempre sinônimo de muito aprendizado, troca de experiências e possibilidades de ações em parcerias”, salientou a primeira-dama da Capital, Valéria Leopoldino.

Reivindicação antiga - A vereadora Comandante Nádia disse que a entidade vem há tempos buscando uma instalação na região. "É uma reivindicação antiga das famílias que dependem da Apae. São centenas de pessoas que precisam atravessar a cidade, enfrentar o trânsito e gastar com transporte para buscar esse atendimento especializado. Tenho certeza de que a nova sede trará mais qualidade de vida para essas pessoas", ressaltou.

Segundo o presidente da Apae, Renato Luiz Ferreira, ter uma unidade no local irá facilitar o acesso e torná-lo mais rápido. "A instalação da nova unidade na Zona Norte vai possibilitar a oferta das políticas de educação, assistência e saúde aos moradores da região que são portadores de deficiência intelectual e múltipla", explicou.

A escolha do imóvel foi realizada após o grupo de trabalho - formado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Administração e Patrimônio, Jorge Hias; diretora de Gestão de Ativos e Locações, Raquel Sousa; vereadora comandante Nádia; e presidente da Apae, Renato Ferreira - percorrer diversos imóveis municipais. O resultado veio após análises das características do local, comparadas e alinhadas ao trabalho que será realizado. A cessão do imóvel será feita via Termo de Permissão de Uso não oneroso, com uma contrapartida para a sociedade. A Apae realizará a reforma completa do imóvel.

 

 

Andrea Pinto

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes