Celebração dos 50 anos do Dia da Consciência Negra tem ações voltadas aos servidores

20/11/2021 08:50

Em 20 de novembro de 2021, celebram-se os 50 anos do Dia da Consciência Negra, data criada para marcar o orgulho da presença e da importância das pessoas negras no Brasil. Em alusão a este dia e à luta antirracista, a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio disponibiliza para os servidores um curso sobre diversidade na prefeitura, um manual de enfrentamento ao racismo e um webinário sobre personalidades negras na literatura. 

A Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (CDAF/Smap), em parceria com a Escola de Gestão Pública, lançou o manual Racismo: conhecer para erradicar – Manual de enfrentamento ao racismo. A publicação reúne conceitos centrais e atitudes importantes para o enfrentamento ao racismo, referências de conteúdo sobre o assunto no cinema, na literatura, na academia e na internet, além da biografia resumida de cinco escritores negros que serão tema do webinário Personalidades Negras da Literatura Brasileira – Histórias de Insurgência Contra o Racismo e a Invisibilidade.

O webinário, iniciativa em parceria com Escola do Legislativo Julieta Batiistioli, será realizado nos dias 26, 29 e 30 de novembro e contará com a presença de especialistas nas vidas e obras de Oliveira Silveira, poeta e ativista gaúcho, proponente do Dia da Consciência Negra, dos escritores do período pré-abolição Luiz Gama e Maria Firmina do Reis e dos autores Lima Barreto e Carolina de Jesus. A partir do dia 23, os servidores poderão acessar a plataforma de ensino a distância EducaPOA e realizar sua autoinscrição. O público em geral poderá acompanhar cada encontro pelo canal da Escola de Gestão Pública no Youtube. Clique aqui para ver a programação completa do evento.

Lançado em 18 de novembro, o Curso EAD Acolhendo a Diversidade na prefeitura também integra as ações da Smap em alusão ao Dia da Consciência Negra. A capacitação foi desenvolvida na modalidade EAD assíncrona, ou seja, o conteúdo permanece disponível na plataforma EducaPOA para que os servidores acessem no momento que preferirem. Os interessados podem realizar diretamente sua inscrição na plataforma de ensino a distância.

“Dentro do nosso projeto de modernização administrativa, a capacitação dos servidores é uma das prioridades. As iniciativas promovidas pela EGP são fundamentais na realização dos processos educacionais, incentivando a formação de pessoas habilitadas para o diálogo, especialmente quando falamos de conscientização e combate ao preconceito racial”, declara o secretário André Barbosa.

Fernanda Jardim, coordenadora da EGP, esclarece que a Escola de Gestão de Pública e a Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional, área responsáveis pelo planejamento e execução das ações, contaram com a colaboração de um grupo voluntário de servidoras negras que trabalham em diversos órgãos da administração municipal. “A participação das servidoras que atuam no movimento negro foi fundamental para a viabilização e a qualidade e das atividades e materiais que estamos oferecendo a todos os servidores neste 20 novembro, somo muitos gratos pelo engajamento destas servidoras na campanha que celebra os 50 anos do dia consciência negra."

Rita Becco

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes