Prefeitura apresenta estudos com mamíferos em evento nacional

04/07/2022 15:10

 

Sérgio Louruz/Arquivo/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Trabalhos são resultado de 15 anos de resgate à fauna na capital gaúcha

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) teve dois trabalhos aprovados para serem apresentados no 11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, 4, e o evento ocorre em outubro, na cidade de Fortaleza (CE). Mastozoologia é o ramo da zoologia que estuda os mamíferos.

Os trabalhos são resultados de 15 anos de estudos e versam sobre os resgates à fauna realizados desde 2007 na capital gaúcha. Também exploram os principais conflitos envolvendo mamíferos e ambiente urbano, além de problemas com morcegos, especificamente. “Para o município de Porto Alegre, foram descritas 41 espécies de mamíferos, representando 50% dos atendimentos”, destaca a chefe da Equipe de Fauna Silvestre, Soraya Ribeiro.

O estudo com morcegos tem orientação da professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Ana Maria Rui, e demonstra a realização de 1.104 atendimentos, com maior incidência na primavera.

O Congresso Brasileiro de Mastozoologia acontece simultaneamente ao 11º Encontro Brasileiro para Estudo de Quirópteros (morcegos), de 17 a 21 de outubro. As atividades incluem conferências, simpósios, mesas redondas e exposição de pôsteres, além de reuniões dos grupos científicos. 

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes