Largo dos Açorianos recebe plantio de espécies nativas
Espécies de árvores nativas foram plantadas no Largo dos Açorianos, bairro Centro Histórico, atendendo a um pedido de moradores e como forma de aumentar a resiliência da área. O espaço, datado da década de 70 e que possui projeto arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico, recebeu as novas mudas.
Inseridas ao redor dos dois espelhos d’água, as 21 árvores plantadas no início desta semana são de espécies nativas, como pau-ferro (Libidibia ferrea), ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus), pitangueira (Eugenia uniflora), entre outras. Os serviços foram fiscalizados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
“Destacamos que é importante mantermos os visuais da ponte, portanto, algumas áreas da praça precisam possuir apenas gramado, com eixos visuais para os elementos arquitetônicos não serem ofuscados, mas sim se complementarem à arborização. Por conta disso, é importante que a população não realize plantios sem a orientação da prefeitura”, explica América Azevedo, arquiteta da Coordenação de Arborização Urbana da Smamus.
Largo dos Açorianos - A área, urbanizada em 1974, é adotada pela Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) e conta com espaços de estar e contemplação voltados aos monumentos históricos que estão no local, como a Ponte de Pedra, datada de 1948.
Lissandra Mendonça