Definidos os locais para instalação das estações de monitoramento do ar em Porto Alegre
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) deu a ordem de início nesta quarta-feira, 4, para a instalação dos equipamentos de monitoramento da qualidade do ar da cidade. Serão seis estações, uma móvel de referência e cinco compactas, para medição de poluentes e parâmetros meteorológicos.
A estação móvel ficará sediada na Smamus, no bairro Três Figueiras. As estações fixas serão distribuídas em pontos de grande circulação de veículos. No Centro Histórico, será no espaço cedido pela Estação Rodoviária e, no bairro Partenon, em espaço da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Também serão instaladas estações na Unidade de Saúde São Carlos, bairro Agronomia, na UPA Moacyr Scliar, bairro São Sebastião, e no Hospital da Restinga e Extremo-Sul. Veja no mapa os pontos das estações.
Os equipamentos irão monitorar os poluentes: Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Material Particulado (PM2,5) e Material Particulado (PM10).
A empresa JCTM Comércio e Tecnologia Ltda, do Rio de Janeiro, foi contratada para instalação e serviços de operação e manutenção das estações, fornecimento de relatórios mensais e anuais de monitoramento e a disponibilização de plataforma pública on-line para compartilhamentos dos dados levantados com a população.
A contratação foi viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, no valor de R$ 3 milhões, com recursos do Fundo Municipal Pró-Defesa do Meio Ambiente. Os serviços de monitoramento da qualidade do ar devem ter início em até três meses.
Segundo o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Porto Alegre, o setor de transportes é responsável por 67,7% da emissão total no Município. "Para que seja possível desenvolvermos medidas mitigadoras adequadas, é essencial o monitoramento contínuo da qualidade do ar, a medição dos poluentes e o acompanhamento dos parâmetros meteorológicos incidentes. Este serviço possibilitará atendermos às medidas prioritárias do Plano de Ação Climática (Plac) e cumprir compromissos assumidos, como o Race to Zero, que tem como finalidade reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa em 50% até 2030 e zerá-las até 2050”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Veja os locais:
Estação Rodoviária - Estação Fixa) - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70, Centro Histórico
US São Carlos (Terminal Antônio de Carvalho) - Estação Fixa - Avenida Bento Gonçalves, 6670, Agronomia
Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) - Estação Fixa - Avenida Ipiranga, 5311, Partenon
UPA Moacyr Scliar (Terminal Triângulo) - Estação Fixa - Rua Jeronymo Zelmanovitz, 01, São Sebastião
Hospital da Restinga e Extremo-Sul - Estação Fixa - Estrada João Antônio da Silveira, 3700, Restinga
Smamus - Estação Móvel - Rua Luiz Voelcker, 55, Três Figueiras
Andrea Brasil