Alunos participam de oficinas de educação ambiental no Complexo Estação Cidadania

26/11/2021 10:48
Sergio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Evento foi direcionado a estudantes do primeiro ano de duas escolas no bairro Lomba do Pinheiro

Alunos do primeiro ano de duas escolas no bairro Lomba do Pinheiro participaram de cinco oficinas de educação ambiental e inclusiva nessa quinta-feira, 25, no Estação Cidadania Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13). As oficinas foram ministradas pelas secretarias municipais do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), de Desenvolvimento Social (SMDS) e pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD).

O evento visa ao aprendizado sobre temáticas inclusivas e ambientais para 36 alunos das escolas municipais de ensino fundamental Afonso Guerreiro e São Pedro. As atividades integram a programação de mobilização social do Complexo Estação Cidadania. 

A programação teve início com o intérprete de libras da prefeitura, Lenon Tarragô, ensinando palavras em libras para as crianças. Representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência explanaram sobre as dificuldades que enfrentam no dia a dia. 

Na sequência, a Equipe de Educação Ambiental da Smamus realizou uma dinâmica em grupo, oportunizando às crianças debate sobre significados e importância de alguns termos sustentáveis, como a palavra água, classificada pela pequena Analu, de 6 anos, como importante para a saúde. Os alunos tiveram a oportunidade de observar um ninho de quero-quero, com a fêmea incubando os ovos e foram alertados sobre a importância de preservar a fauna local.

Ainda dentro das atividades da oficina ambiental, foi organizado um jardim sensorial com plantas conhecidas, como a lavanda. “A ideia do jardim é que os alunos possam conhecer essas plantas utilizando outros sentidos, além da visão, fazendo com que desenvolvam empatia com as pessoas que não conseguem ver, sentindo, como elas, apenas o cheiro e a textura”, explica o chefe da Equipe de Educação Ambiental da Smamus, Lisandro Gonçalves. 

Ao final da programação, as crianças receberam gibis e guloseimas, entregues pelo Gabinete da Primeira-dama, e vasinhos com plantas nativas, encontradas por elas durante a dinâmica de caça ao tesouro, desenvolvida pela equipe da Smamus. “O que eu mais gostei de hoje foi ganhar a plantinha. Eu gostei muito de caça ao tesouro e vou plantá-la com a minha mãe em casa”, afirma a pequena Eduarda, de 7 anos. 

As atividades seguiram todos os protocolos sanitários, além de promoverem a acessibilidade e inclusão.

O complexo - O Estação Cidadania tem uma área total de 1.197,46 metros quadrados, contempla a construção de dois prédios de atividades, uma pracinha com brinquedos e peças para ginástica, uma pista de skate, uma quadra coberta com marcação para jogos de vôlei e uma pista de caminhada com piso de concreto. O espaço contará também com salas para biblioteca, telecentro, auditório para 60 pessoas, salas multiuso, copa e sanitários.

O local recebeu a instalação de piso tátil, rampas e adaptações visando à acessibilidade universal. A construção é realizada com recursos do governo federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do equipamento.

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes