Vila Planetário recebe wi-fi gratuito público

28/12/2023 18:24
Julia Ferreira / PMPA
Processamento de Dados
Entrega faz parte do projeto Territórios Inovadores, parceria entre a prefeitura, PUCRS, Unisinos, UFRGS e Pacto Alegre

A Vila Planetário, no bairro Santana, é a segunda comunidade beneficiada com o serviço de wi-fi público e gratuito, entrega que faz parte do programa Territórios Inovadores. Na prefeitura, a ação foi viabilizada pela Procempa e pela Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC). Nesta quinta-feira, 28, foi feita a testagem do sinal, formalizando a disponibilização do serviço. Os moradores foram orientados sobre como utilizar a rede wi-fi Porto Alegre Livre.

A diretora-presidente interina da Procempa, Débora Roesler, esteve presente no ato e comemorou a entrega. "A conectividade é a porta para estudo, emprego, informação, é o acesso às oportunidades, mudando a realidade das pessoas. Este também é o nosso papel como empresa pública". Ela destacou ainda a importância de facilitadores nas comunidades, como é o caso da presidente da ONG Misturaí, Mara Nunes, mais conhecida como Tia Mara. De acordo com Débora, a inspiração da Procempa para atuar em projetos de inclusão digital veio de Belo Horizonte, onde a empresa pública de TI, a Prodabel, disponibilizou wi-fi em todas as vilas da capital mineira.

“A SMTC tem o orgulho de poder contribuir para inovação em diferentes territórios da cidade, incluindo diferentes cidadãos e identificando novos potenciais, ajudando a construir uma cidade educadora a partir da democratização do acesso à internet”, ressaltou o titular da pasta, Gustavo Ferenci.

Representando o Pacto Alegre, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, salientou a importância desta mobilização e do trabalho colaborativo. "O projeto Territórios Inovadores tem um importante impacto social na nossa cidade, iniciado com o piloto no HUB Formô, localizado no Morro da Cruz. Ver este projeto prosperando a tantas mãos é uma grande satisfação para todos nós".  Conforme Audy, a Vila Planetário tem um significado emblemático para o projeto: "é o local onde estamos desenvolvendo a metodologia de escuta e que também será aplicada nos demais territórios". 

Também presente na cerimônia de entrega, Nelson Beron, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, destacou o trabalho da Procempa e da SMTC. "Estamos dando oportunidade aos moradores de se qualificarem profissionalmente, de terem maior conectividade com o mundo através da internet, propiciando assim mais dignidade a todos". Beron também agradeceu aos líderes comunitários presentes, Mara Nunes e Michel Couto, por serem grandes facilitadores do projeto e porta-vozes de suas respectivas comunidades. 

Territórios Inovadores - O projeto Territórios Inovadores é resultado de uma integração de esforços com o movimento colaborativo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos, UFRGS e a Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades carentes da Capital. Os próximos territórios a receberem o serviço serão Restinga, Mário Quintana, Bom Jesus, Cruzeiro e Ilha dos Marinheiros.

Líder comunitária do território e presidente da ONG Misturaí, situada dentro da Vila Planetário, Mara Nunes, a Tia Mara, declarou estar muito feliz por ela e pela comunidade com a iniciativa. "A inclusão digital hoje em dia é essencial. Com este serviço, vamos conseguir tirar muitos projetos do papel e dar oportunidades para nossas crianças, jovens e trabalhadores"

O Morro da Cruz foi a primeira comunidade a receber o wi-fi público, no contexto do projeto. Michel Couto, coordenador do Hub Formô, espaço de inovação e cultura localizado no Morro, destacou sua satisfação com mais essa entrega, e o quanto ela é significativa para a comunidade. "Acesso é oportunidade, ainda mais no tempo tecnológico de hoje, onde precisamos de internet para tudo".

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes