Unidade Pescar da Procempa busca volunt√°rios

26/08/2022 08:43
Giulian Serafim / PMPA
Planejamento e Assuntos Estratégicos
Novos profissionais volunt√°rios ir√£o ministrar conte√ļdos sobre empreendedorismo

Com o objetivo de oferecer uma experi√™ncia empreendedora aos jovens vinculados √† Unidade Pescar na Procempa, a Companhia e a Funda√ß√£o Projeto Pescar reestruturaram a grade curricular e buscam volunt√°rios para ministrar os conte√ļdos sobre modelagem de neg√≥cio neste segundo semestre de 2022. Associado a aulas de programa√ß√£o e de desenvolvimento de sistemas, a inclus√£o do conte√ļdo de empreendedorismo ir√° desenvolver habilidades comportamentais e t√©cnicas conectadas √†s atuais demandas do mercado de trabalho na √°rea de TI.

Interessados em atuar como voluntários podem se inscrever clicando aqui, manifestando sua área de preferência e disponibilidade.

Os conte√ļdos de empreendedorismo propostos contemplam fases como idea√ß√£o e valida√ß√£o de neg√≥cio, segmenta√ß√£o de cliente e modelagem de neg√≥cios. ‚ÄúA jun√ß√£o dos conte√ļdos de programa√ß√£o e empreendedorismo propiciar√£o a experi√™ncia de desenvolver todas as fases de um neg√≥cio, da ideia √† execu√ß√£o. Dessa forma, estaremos preparando nossos jovens n√£o somente para terem o pr√≥prio neg√≥cio, mas tamb√©m para desenvolverem habilidades de lideran√ßa e pr√≥-atividade em qualquer posi√ß√£o que conquistaram no mercado‚ÄĚ, projeta a presidente da Procempa, Let√≠cia Batistela.

"Integram as trilhas de aprendizagem os conte√ļdos de desenvolvimento pessoal e cidadania, e os de forma√ß√£o profissionalizante. Acreditamos que, nessa composi√ß√£o, os jovens estar√£o melhor preparados para a inser√ß√£o no mundo de trabalho", explica o¬†presidente da Diretoria Volunt√°ria da Funda√ß√£o Projeto Pescar, Paulo Roberto Gomes Centeno.

Foco na empregabilidade -¬†‚ÄúEm pesquisa realizada com os jovens egressos do Pescar na Procempa, foi identificado que, dos 50 respondentes, 27% est√£o trabalhando na √°rea de TI, demonstrando um resultado positivo, por√©m com um grande espa√ßo para aumentarmos este percentual‚ÄĚ, aponta Let√≠cia.

Desde 2021, a Procempa tem realizado movimentos de aproximação com o mercado, gerando mais possibilidades de os jovens saírem do Programa de Formação empregados. Em 2021, em razão de uma conexão da Procempa com a empresa de games Aquiris, foi possível empregar um dos jovens. Além disso, foram realizadas atividades com o Instituto Caldeira, Assespro/RS e Kia Sun Motors. "Nossa meta é ter 100% de empregabilidade dos jovens ao final da formação na Procempa", projeta a presidente.

Liana Rigon