Tecnologia facilita acessos a serviços da prefeitura

17/01/2023 12:09
Alex Rocha/PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Iniciativas são desenvolvidas pela Procempa

O acesso a serviços públicos oferecidos ao cidadão porto-alegrense foi facilitado por meio iniciativas tecnológicas desenvolvidas pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O agendamento de consultas pelo 156+POA, por exemplo, quadruplicou ao longo de 2022, com um crescimento de 312%.  

De acordo com presidente da Procempa, Leticia Batistela, a tecnologia e a cooperação entre a empresa e as secretarias municipais foram fundamentais para fornecer serviços digitais completos ao porto-alegrense. "Estamos cada vez mais ativos junto à prefeitura para agilizar e facilitar a vida do cidadão. Governo digital é aquele que pensa de ponta a ponta para criar novas possibilidades e destravar o verdadeiro potencial da nossa cidade'', diz ela.

A diretora-técnica da empresa, Débora Roesler, ressalta que mudanças, percebidas setorialmente, representaram um avanço na transformação digital de Porto Alegre. “Graças ao trabalho e a parceria da Procempa e secretarias na entrega de serviços digitais ao cidadão, a Capital alcançou números expressivos em diversos segmentos, consolidando-a como uma das principais cidades inteligentes do Paísâ€, observa. 

"A Procempa está sintonizada com a prefeitura para identificar as principais demandas da cidade. Esta colaboração permitiu a entrega e a integração de vários serviços que contribuíram para que a Capital atingisse esses números", salienta o diretor-administrativo da Procempa, André Wink Guaragna.

Desenvolvimento - A Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, bateu recorde de emissão de alvarás, com mais de 27 mil documentos emitidos, superando recorde anterior de 21 mil documentos, batido em 2019. No setor cultural, a Porto Alegre Film Comission também comemorou um grande marco, com recorde de autorizações audiovisuais na Capital, com mais de 198 permissões para gravações e fotografias em espaços públicos.

Licenciamentos  - O número de projetos aprovados aumentou de 1.872 em 2021 para 2.083 em 2022, sendo 1.290 por meio do licenciamento expresso. Além disso, o valor dos investimentos foi de R$ 20 bilhões injetados na economia da cidade, alcançando o melhor resultado desde 2016, quando os índices começaram a ser medidos. Os números comprovam a importância da parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre e da Procempa, com os avanços implementados no Escritório de Licenciamento, reduzindo o prazo de análise e aprovação dos projetos arquitetônicos em Porto Alegre. 

Saúde - O número de consultas agendadas mensalmente nas unidades básicas de saúde pelo aplicativo 156+POA cresceu em 2022. No total, foram 131,1 mil agendamentos no ano passado. Em janeiro de 2022, o número foi de 3.699 marcações, estatística que cresceu ao longo do ano, chegando a 10.473 agendamentos em junho e encerrando o ano com mais de 15 mil agendamentos em dezembro, registrando crescimento de 312% comparando o primeiro ao último mês de 2022.

Meio ambiente - Com a introdução do programa Papel Zero, que visa introduzir processos digitais e garantir ciclo completo de atendimento ao cidadão na internet, foram enviadas 5.900 apresentações de condutor em formato eletrônico, o que evitou que, aproximadamente, 23.600 folhas fossem entregues na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ou enviadas pelo Correio.

Segurança - A tecnologia trabalhou alinhada com a segurança, com o auxílio do cercamento eletrônico. A Polícia Civil identificou mais de 700 roubos de veículos, enquanto a Guarda Municipal prendeu dez pichadores em 2022.

 

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Lissandra Mendonça