Sistema de gerenciamento de internações será apresentado em evento da ONU

06/09/2022 11:10

O case de desenvolvimento e aplicação do sistema Gerenciamento de Internações (Gerint), desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) em parceria com a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, será apresentado na 15ª Conferência Internacional sobre Teorias e Práticas de Governança Eletrônica (Icegov).

O evento será realizado em outubro na cidade de Guimarães, em Portugal. O Icegov é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne cerca de 6,7 mil participantes de, pelos menos, 96 países a cada edição. Ao todo, foram 300 submissões de projetos de diversos países e 85 selecionados. Destes, oito são brasileiros.

"A tecnologia precisa estar a serviço do cidadão para melhorar a vida nas cidades. O Gerint é exemplo prático de solução inovadora para qualificar a gestão do SUS. Este reconhecimento nos motiva ainda mais a seguir em frente", afirma o prefeito Sebastião Melo.

Com o Gerint, é possível controlar as solicitações de internação em tempo real, identificando urgência dos casos e pontos de maior lotação. O objetivo é auxiliar na priorização de casos, desafogar os pronto-atendimentos e atender de forma mais ágil os mais graves.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, salienta que a transparência trazida por sistemas de regulação reforça a importância da gestão de leitos e consultas. "Estamos alinhados aos órgãos de controle para trazer cada vez mais transparência nos processos de regulação, com ferramentas e sistemas que possibilitam controle total das demandas", destaca.

"Sermos selecionados como case nos enche de orgulho e fortalece o trabalho conjunto da Procempa e da Prefeitura de Porto Alegre, demonstrando que estamos abertos a compartilhar e buscar parcerias com outros países que tiveram experiências positivas", afirma a a presidente da Procempa, Letícia Batistela. 

Mais eficiência - A analista técnica da Procempa, Clarice Porciuncula, apresentará o case no congresso. Clarice é uma das responsáveis pela concepção e desenvolvimento de todo o Complexo Regulador da Saúde de Porto Alegre, do qual o Gerint faz parte. “Esta é, sem dúvida, uma grande oportunidade de apresentar essa experiência exitosa em um evento internacional, no qual diversos outros países mostram e discutem suas experiências, compartilhando o conhecimento e o resultado de suas políticas de governo digital”, explica Clarice. 

O Gerint está implantado em Porto Alegre desde 2018. Atualmente, 100% dos hospitais da Capital e 194 hospitais do interior do Estado usam o sistema. Em média, 2,6 mil internações são reguladas ao mês em Porto Alegre e 6,4 mil no Estado. O tempo médio de espera para um leito de UTI abrangendo todos os hospitais cadastrados é de, no máximo, 20 horas. 

Icegov - A conferência foi concebida em 2007 como um encontro anual reunindo academia, governos, organizações internacionais, sociedade civil e indústria para compartilhar as últimas experiências e percepções teóricas e práticas de governança eletrônica. Reúne times multidisciplinares e multiculturais de todo o mundo em torno de problemas complexos e desafios emergentes, com foco no desenvolvimento sustentável, inclusão social e cidadania participativa, promovendo também a cooperação internacional.

 

 

 

Liana Rigon

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes