Programa de inclusão digital da Procempa é pauta de reunião em conselho municipal

02/04/2024 17:53

Em sua sede do Centro Administrativo Municipal, a Procempa recebeu, nesta terça-feira, 2, o encontro mensal do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, foi empossado o novo presidente do Conselho, Paulo Gerhardt, representando o Conselho Regional de Administração do RS. Ele sucede Paulo Kendzerski, representando o Instituto de Tranformação Digital.

A reunião do Comcet também contou com a apresentação do Programa de Inclusão Digital da Procempa, que engloba os projetos em execução Territórios Inovadores e Internet nos Loteamentos, levando conectividade a regiões periféricas da cidade. O Territórios Inovadores é coordenado pelo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos, UFRGS e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação. A implantação da conectividade, já em seis territórios, foi realizada pela Procempa e pela Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC).

O Projeto Internet nos Loteamentos é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Em sua versão piloto, vai disponibilizar wi-fi gratuito de qualidade aos moradores do Loteamento Santa Teresinha. O objetivo do projeto é tornar obrigatória a disponibilização de wi-fi nos novos loteamentos, desde a sua concepção. 

O projeto Vidas em POA, realizado no contexto do Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, também foi apresentado. Trata-se de um documentário de memórias vivas, feito a partir de depoimentos de porto-alegrenses que habitam todos os espectros da cidade.

Comcet - O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) é responsável por propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, preservando o interesse público. Também atua promovendo a geração e a democratização do conhecimento, das informações e das novas técnicas, incentivando a introdução e adaptação à realidade da nossa cidade.

 

Petra Steckel (estagiária) / Supervisão: Liana Rigon

Gilmar Martins