Procempa qualifica controle de medicamentos na farmácia do HPS

20/12/2022 17:02

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), realizou a integração entre os sistemas de gestão hospitalar e gestão de materiais do Hospital de Pronto Socorro. A integração visa a qualificar o controle de estoque de medicamentos da farmácia da instituição, com o lançamento do consumo ocorrendo no momento da dispensação dos medicamentos da prescrição para a enfermaria. O procedimento garante controle efetivo do estoque da farmácia e do consumo.

No processo anterior, no início de cada dia, era emitido um relatório, com o total dispensado no dia anterior para cada medicamento. A partir disso, era necessário acessar o sistema e lançar a retirada de material para cada enfermaria que havia recebido a medicação. Por ser um trabalho manual, o controle de estoque ficava desatualizado com frequência, e era suscetível a erro humano de digitação. A implementação da integração entre os sistemas automatizou este serviço.

Para a analista da Procempa responsável pelos sistemas, Rosmaria Zambon Braga, a entrega de soluções integradoras é essencial para aperfeiçoar o fluxo interno na saúde "Estamos sempre atentos à implementação de soluções que agilizem e maximizem a capacidade de trabalho na área da saúde. A integração entre estes sistemas garantirá maior eficiência e organização para o HPS", destacou Rosmaria.

 

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Gilmar Martins