Procempa participa de evento sobre pesquisa em ética da inteligência artificial

10/04/2024 09:32

A Procempa participa do 8º Colóquio de Bioética, Neuroética e Ética da IA, que reúne até sexta-feira, 12, startups, empresas, sociedade e o mundo acadêmico. O evento tem formato híbrido, ocorrendo de forma on-line e com palestras presenciais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e busca debater questões para a contribuição de pesquisas em ética da inteligência artificial e a regulamentação da IA no Brasil.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, integrou a mesa de abertura do evento e destacou que a ética é um ponto de atenção na construção de sistemas utilizados pela administração pública e na implementação de políticas públicas. “Estamos construindo um modelo de governança estruturado, que dialogue desde a fase de concepção, até a execução desses sistemas. Já temos o Comitê de Ética e Integridade e o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, que estão pensando, junto com as áreas técnicas, todos esses temas. Nesse contexto, a aproximação entre academia, governo e mercado é fundamental.”

O coordenador do CDEI na Procempa, Joel Barbosa, participou da mesa redonda e explorou o tema Política de Inclusão do Serviço Público. Também estiveram presentes o ex-ministro da Educação do Brasil, Renato Janine Ribeiro, o ex-reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, e a representante da Fundação Oswaldo Cruz, Márcia de Cassimiro. “Acredito em um maior envolvimento dos técnicos em processos internos de identificação de comportamentos na implementação de serviços e sistemas oferecidos pelo governo. Vieses podem afetar políticas públicas, especialmente no que diz respeito à utilização de inteligência artificial nos produtos oferecidos aos cidadãos", enfatiza Joel. 

Evento - O 8º Colóquio de Bioética, Neuroética e Ética da IA faz parte do projeto da Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (Raies), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS. O evento conta com a 6ª Conferência Internacional Aires, da AI Robotics Ethics Society, a principal organização de ética em IA liderada por estudantes.

 

Petra Steckel (estagiária)\Supervisão: Liana Rigon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes