Procempa e MPRS celebram um ano de nova versão de sistema que combate evasão escolar

12/03/2025 15:39
Pedro Piegas/PMPA
Evento de lançamento da Ficai 4.0
Ficai 4.0 está presente em todas as escolas da rede pública e privada do Rio Grande do Sul

No primeiro ano de operação da Ficai 4.0, data celebrada nesta terça-feira, 11, mais de 17 mil estudantes de todo o Rio Grande do Sul retornaram à escola. A plataforma, desenvolvida pela Procempa em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e a PUCRS, possibilita o registro, encaminhamento e sistematização de dados de estudantes que não estão na escola por infrequência, evasão ou não acesso.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, destaca que a Ficai 4.0 representa um marco na utilização da tecnologia para garantir o direito à educação no Rio Grande do Sul. “O fato de mais de 17 mil estudantes terem retornado às salas de aula demonstra o poder transformador da tecnologia”, diz. Ela reforça que a plataforma exemplifica o compromisso da Companhia em criar soluções inovadoras de impacto social e a importância da colaboração entre setores no enfrentamento de desafios estruturais.

Idealizada pelo MPRS, a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai) existe desde 1997 em papel, e como plataforma on-line desde 2011, desenvolvida pela Procempa. A versão 4.0 do sistema foi implementada em março de 2024 em 100% das escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) e privada no Rio Grande do Sul. O sistema atende todos os estudantes até atingirem 18 anos.

A Ficai 4.0 envolve, além dos tradicionais atores (escolas, Conselho Tutelar e Ministério Público), uma rede intersetorial que atua na garantia do direito à educação, ressalta a promotora Cristiane Corrales. “Além de adequar o modelo anterior de fluxo para os desafios atuais da permanência dos alunos na escola, a Ficai 4.0 foi modernizada em termos tecnológicos, a partir das contribuições da Procempa e da PUCRS, para permitir melhor usabilidade, concretizando a proposta de um sistema circular”, completa.

“Atuamos na elaboração da plataforma e no desenvolvimento inicial do software por meio da Ages, nossa Agência Experimental de Software, que conta com a participação de alunos e professores da Escola Politécnica da PUCRS. Hoje, um ano após a implementação, é um grande orgulho vermos o impacto real desse sistema para o município de Porto Alegre”, afirma Daniel Callegari, responsável pelo projeto e coordenador do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS.

Participaram da elaboração e implementação da Ficai a Procempa, MPRS, PUCRS, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde, Associação de Conselheiros, Conselho Tutelar e Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Vicenti Ciotta (estagiário) / Supervisão: João Queiroz

Gilmar Martins