GovTech Summit 2025: Procempa reforça parceria com o ecossistema de inovação

13/05/2025 16:03
Sahra Nunes/Procempa
Débora Roesler no Warm Up GovTech Summit
No evento, Companhia irá apresentar projetos com inteligência artificial e experiência com inovação aberta

A Procempa participou do Warm Up GovTech Summit, realizado no Tecnopuc nessa segunda-feira, 12. O encontro reuniu startups e instituições públicas para um primeiro contato antes do GovTech Summit 2025, que ocorre nos dias 29 e 30 de maio, no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A diretora técnica Débora Roesler destaca a importância desses momentos para promover a aproximação do setor público com o ecossistema de inovação. “A Procempa vive um novo momento com o início do nosso programa de inovação aberta, de abertura à colaboração de startups para resolvermos juntos os desafios da Capital. Essa troca de vivências nos permite alinhar os desafios reais da administração com soluções tecnológicas viáveis, orientadas às necessidades do cidadão”, pontuou.

“Na área de Novos Negócios da Procempa, seguimos na missão de encontrar e criar novos modelos de relacionamento e de negócio com diferentes atores do ecossistema. Estar em eventos como o GovTech Summit nos coloca em contato com o que há de mais moderno em plataformas de governo e potencializa tanto a empresa quanto fortalece o ecossistema”, afirmou a supervisora da área de Novos Negócios da Companhia, Liana Rigon.

Durante o GovTech Summit 2025, promovido pelo hub de inovação voltado à gestão pública GovTech Lab, a Procempa irá apresentar os projetos com inteligência artificial (IA) e sua experiência com inovação aberta na administração pública. Com o tema "Governos inteligentes", o evento deve reunir cerca de 70 palestrantes, entre gestores públicos, especialistas em tecnologia e empreendedores para discutir transformação digital nas cidades.

Inteligência artificial - O SmartGen é a primeira inteligência artificial (IA) generativa da Companhia, desenvolvida para modernizar e acelerar as rotinas administrativas, garantindo a proteção e privacidade dos dados em todo o processo.

As IAs Mirai e Sybil estão sendo calibradas pela Procempa, em parceria com a Santa Casa e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para detecção precoce de câncer. O Mirai, voltado ao câncer de mama, pode identificar a doença com até cinco anos de antecedência. Já o Sybil, para câncer de pulmão, tem uma precisão de previsão de até seis anos.

Na segurança pública, a Procempa desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), o aplicativo Hórus NG, que transforma a câmera do celular em um dispositivo de monitoramento capaz de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados, clonados ou em situação irregular.

Inovação aberta - O Procempa OpenLab é o primeiro programa de inovação aberta da Companhia. A iniciativa buscou propostas tecnológicas de startups, universidades e parceiros estratégicos de todo o Brasil para resolver três desafios locais e modernizar processos da administração pública.
 

Vicenti Ciotta (estagiário) / Supervisão: João Queiroz

Gilmar Martins