Alunos do Projeto Pescar da Procempa iniciam aulas do módulo de empreendedorismo

12/09/2023 17:29

A turma do Projeto Pescar da Unidade Procempa visitou a NTConsult, empresa gaúcha de desenvolvimento de software, na tarde desta terça-feira, 12. A empresa será responsável por ministrar o módulo de empreendedorismo do curso, que tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho.

O módulo de empreendedorismo teve início há duas semanas com uma visita ao Tecnopuc, o parque científico e tecnológico da PUCRS. Este módulo abrange uma série de atividades práticas, incluindo a concepção, validação, segmentação e modelagem de empreendimentos. "Cada passo dado pelos jovens abre um vasto leque de possibilidades diante deles, permitindo que descubram quais áreas despertam mais seu interesse. Empreender é o ato de descobrir e maximizar a vocação individual de cada um", declarou Leticia Batistela, presidente da Procempa.

A visita à NTConsult foi a primeira de uma série de cinco encontros que acontecerão na sede da empresa. Durante esses encontros, os alunos receberão orientações e mentorias para elaborar seus próprios projetos de negócio, que serão apresentados na Pitch Week do Tecnopuc, um evento que reúne empreendedores, investidores, mentores e especialistas para avaliar os projetos dos participantes. Também estão previstas outras visitas aos principais hubs de tecnologia e inovação da Capital. "Conseguimos vislumbrar nestes jovens o futuro da nossa sociedade, e está no nosso DNA fomentar o crescimento e desenvolvimento de profissionais dentro do mercado de trabalho", ressaltou Heitor Mercio, Team Leader do NTLabs.

Os alunos do Projeto Pescar da Unidade Procempa estão seguindo os passos da turma do ano passado, que também realizou o módulo de empreendedorismo e apresentou dois projetos no Startup Garage do Tecnopuc. Um deles foi a Code Pack, uma escola virtual de programação que oferece cursos on-line e gratuitos para jovens de baixa renda. O outro foi o Nupente, uma plataforma digital que conecta empresas e organizações sociais para facilitar a doação de recursos financeiros.

Para Santiago Pavani Dias, educador social do Projeto Pescar, o módulo de empreendedorismo proporciona aos jovens uma experiência enriquecedora de criação. "Os jovens se envolvem ativamente em todas as etapas do processo de empreender, desde a concepção inicial até o desenvolvimento e a concretização de suas próprias ideias que serão apresentadas ao final do projeto", destacou Dias.

Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon

Gilmar Martins