21ª turma do Projeto Pescar Procempa inicia ano letivo com 18 jovens
A 21ª turma do Projeto Pescar Procempa iniciou as aulas nesta quinta-feira, 13. Neste ano, 18 jovens participarão de uma formação socioprofissional que envolve atividades de autoconhecimento, cidadania e formação técnica em tecnologia ministrada por funcionários voluntários da Procempa.
Há 20 anos, a unidade Procempa do Projeto Pescar oferece oportunidades para jovens, capacitando-os não apenas com conhecimentos técnicos, mas também com valores essenciais para a vida profissional e pessoal. “É uma grande satisfação iniciar mais um ano letivo, sabendo que estamos formando futuros talentos. Que esse ano seja de muito aprendizado e crescimento para todos os nossos jovens", destaca a presidente da Procempa, Letícia Batistela.
“Espero que possamos cumprir com nosso propósito, conectando valores, conhecimentos e atitudes transformando a vida destes 18 jovens e suas famílias”, afirma a educadora social responsável pelos jovens, Fernanda Rodrigues.
Ainda em 2024, o Projeto se estabeleceu no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Com essa mudança, os jovens ficam diretamente inseridos dentro de um ecossistema de tecnologia relevante de Porto Alegre.
Sobre o Projeto Pescar Procempa - O projeto é uma parceria da Procempa com a Fundação Projeto Pescar. Desde 2005, a iniciativa oferece um curso de socioprofissionalizante para jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso, com duração de um ano, é dividido em três blocos de aprendizagem: autoconhecimento, cidadania e formação técnica. Ao longo de 960 horas de aula, os jovens recebem capacitação teórica e vivenciam práticas simuladas de trabalho.
Lissandra Mendonça