Previmpa reduz estoques de processos de aposentadoria em 56% em 2023

05/01/2024 10:25

Em 2023, o Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa) reduziu em 56% o estoque de processos de aposentadoria, baixando de 620 pedidos em janeiro do ano passado para 270 em dezembro, além de receber novos pedidos.

“O comprometimento da equipe do Previmpa, associado a iniciativas simples e eficientes, resultaram em uma substancial diminuição do estoque de processos de aposentadoria e também fortaleceram a eficiência e a transparência nos procedimentos previdenciários do Previmpa”, explica o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Entre as ações realizadas para melhorar a eficiência do departamento está o monitoramento estratégico, incluindo ajustes legislativos necessários para otimizar o fluxo; o processo de concessão passou por um redesenho, com ajustes nas rotinas preliminares e a implementação de pontos de controle por etapas, visando eficiência e celeridade; além de aumento no quadro e na capacitação de pessoal.

O Previmpa também realizou uma aproximação com as áreas de Recursos Humanos da prefeitura, aplicando prazos legais para atendimento às demandas dos processos de concessão e com o Tribunal de Contas do Estado, com intuito de otimizar os processos de concessão de benefícios nos sistemas exigidos após a reforma da previdência.

“Estamos comprometidos em aprimorar nossos serviços em benefício dos segurados e da gestão responsável dos recursos previdenciários municipais. Nosso objetivo é não ter mais estoque de processos e estamos trabalhando fortemente nisso”, completa o diretor-geral adjunto do Previmpa, Wilson Ramos.

Ele lembra que o retorno da simulação on-line de cálculos, reduzindo a necessidade de abrir novos processos apenas para esse propósito, além da concessão do protocolo de aposentadoria, exclusivamente de forma presencial, para evitar indeferimentos devido à falta de documentação.

  

 

Elisandra Borba

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes