Prefeitura e entidades carnavalescas firmam acordo sobre Carnaval 2022

11/04/2022 16:14
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Reuni√£o ocorreu na tarde desta segunda-feira

O Munic√≠pio de Porto Alegre, a Uni√£o das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA), a Uni√£o das Escolas de Samba de Porto Alegre e Regi√£o Metropolitana (Uespa) e a Cubo Filmes, Produ√ß√Ķes e Eventos Ltda assinaram, na tarde desta segunda-feira, 11, termo de entendimento para a realiza√ß√£o do Carnaval de Porto Alegre 2022.

No documento, foi formalizada a participa√ß√£o da prefeitura no evento, com repasses de R$ 1,5 milh√£o do Fundo Municipal de Apoio √† Produ√ß√£o Art√≠stica e Cultural (Fumproarte). Os recursos financiar√£o 17 projetos de desfiles oficiais. O Munic√≠pio tamb√©m ficar√° respons√°vel pela presta√ß√£o dos servi√ßos p√ļblicos no local durante o evento, nos dias 6, 7 e 8 de maio.

Segundo o prefeito Sebastião Melo, o acordo é o desfecho de um processo de diálogo e um esforço conjunto para garantir o retorno do carnaval. “Após vários anos, vamos ter a alegria de realizar novamente este, que é um dos eventos mais importantes da nossa cidade", disse.

A organiza√ß√£o dos desfiles ser√° responsabilidade das escolas de samba, que dever√£o gerenciar as despesas envolvendo o evento, sobretudo aquelas referentes aos reparos e adequa√ß√Ķes necess√°rias no Complexo Cultural do Porto Seco para os desfiles, inclusive o PPCI da pista dos desfiles.

A comercialização de ingressos e espaços comerciais também ficarão a cargo das entidades carnavalescas, que se comprometeram a aplicar toda a renda no evento. A empresa Cubo foi eleita pelas escolas de samba para negociar a cessão dos direitos de imagem e transmissão dos desfiles.

Retomada - De acordo com o procurador-geral do Munic√≠pio, Roberto Silva da Rocha, o termo de entendimento delimita a participa√ß√£o de cada um dos atores envolvidos. ‚ÄúA organiza√ß√£o do carnaval est√° em andamento. Este documento apenas formaliza as obriga√ß√Ķes assumidas e que ir√£o viabilizar o retorno do evento‚ÄĚ, disse.

Sandra Denardin

Lissandra Mendonça