PGM celebra acordo de cooperação que beneficia centro de reabilitação psicossocial

19/03/2024 15:41
Alexandre Baptista / ATUT
papeis prontos para reciclagem
Fragmentação de documentos é um dos serviços prestado pela entidade

Entrou em vigor no dia 15 de março o acordo de cooperação entre o Município e a Associação dos Trabalhadores do Centro de Reabilitação Psicossocial do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Atut), que prevê a doação de resíduos recicláveis da prefeitura ao projeto Reciclando Vidas, desenvolvido junto aos pacientes do Hospital São Pedro. O projeto utiliza a reciclagem como forma de terapia e geração de renda. A prefeitura irá efetuar a seleção do material, que será recolhido pela associação e destinado à iniciativa.

Os materiais a serem doados incluem mobiliário sem condições de uso e outros resíduos recicláveis, tais como papéis e plástico. A iniciativa não envolve custos ao Município e, ao mesmo tempo, fomenta ações afirmativas e de políticas públicas para um grupo considerado hipervulnerável. Atende ainda ao princípio da sustentabilidade, por meio do incentivo ao reaproveitamento dos materiais. 

A procuradora-geral do Município em exercício, Juliana Cucchiarelli, destaca ainda a economia gerada para a administração pública. “Além dos benefícios para a comunidade em geral, sob o ponto de vista da inclusão social dos pacientes e da redução do impacto ambiental, a iniciativa evita gastos relacionados ao armazenamento deste excedente e à fragmentação de documentos, uma vez que a entidade beneficiada realiza este serviço sem custo ao Município”, diz.

Associação - A Associação dos Trabalhadores do Centro de Reabilitação Psicossocial do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi fundada há mais de 20 anos. Desde então, mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e psicológica já foram beneficiadas. O psicólogo e coordenador técnico da Atut, Alexandre Baptista, destaca a importância das parcerias para a viabilização do projeto. “São nossos parceiros que possibilitam essa ferramenta de reabilitação psicossocial através do trabalho. E a matéria-prima desse processo é o que gera renda, mais qualidade de vida e o reconhecimento desta parcela da população junto à sociedade ”, salienta.

 

Andréa Back

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes