Novos residentes jurídicos iniciam atividades na PGM

29/08/2023 16:46
Andréa Back / PMPA
programa de residência jurídica da PGM
Terceira edição do processo seletivo já está em andamento

Seis novos residentes jurídicos da Procuradoria-Geral do Município (PGM) foram recebidos na tarde desta terça-feira, 29. Além das boas-vindas aos profissionais, a coordenadora do Centro de Estudos de Direito Municipal (Cedim), Carin Prediger, deu orientações sobre a cultura, rotinas e dinâmicas.

O evento, realizado na Universidade Corporativa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Unidmae), marcou também o início da execução do Programa de Residência Jurídica (PRJ) em Brasília, onde um residente ocupará a vaga destinada à Assessoria do Distrito Federal (ASSEDF), unidade da PGM na capital federal. 

Admitidos para o programa na segunda edição do processo seletivo, os residentes, bacharéis em Direito egressos da graduação há até cinco anos, podem atuar na PGM por 24 meses. Durante sua permanência, têm a orientação de um procurador preceptor e acompanhamento do Cedim. Desde sua implantação, 65 profissionais já foram admitidos no programa.

“A chamada de um novo grupo de residentes aprovados na segunda edição do processo de seleção comprova que aquilo que se mostrava uma experiência nova está se consolidando como uma iniciativa bem sucedida. Com isso, esperamos que o projeto se qualifique cada vez mais”, avalia a procuradora Carin.

Programa - Criado pela lei nº 12.661/ 2020, envolve atividades teóricas e práticas, com o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento profissional de bacharéis em Direito. O programa é coordenado pelo Centro de Estudos de Direito Municipal (Cedim), que faz o acompanhamento e a avaliação do trabalho dos residentes, juntamente com os preceptores designados. Os profissionais prestam auxílio aos procuradores do Município em suas atribuições institucionais, além de receber formação teórica. 

 

 

Andréa Back

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes