Acordo define cronograma para podas de árvores que interferem na rede elétrica

04/04/2024 17:42
Camila Sesti / MPRS
Acordo define cronograma para podas de árvores que interferem na rede elétrica
Árvores em contato com a rede deverão ser podadas até 31 de março de 2025 em 15 áreas

A CEEE Equatorial deverá podar as árvores que estejam em contato com a rede de energia elétrica da Capital em 15 bairros prioritários até o final de março do ano que vem. Um grupo de trabalho formado por representantes da concessionária e da prefeitura irá avaliar conjuntamente as intervenções necessárias. O acordo foi assinado, na tarde desta quinta-feira, 4, pela concessionária de energia, Município, Ministério Público e Estado do Rio Grande do Sul. 

De acordo com o procurador Eduardo Garcez, que acompanhou as negociações, o plano de ação conjunta estabelece responsabilidades para CEEE Equatorial e Município de Porto Alegre. O documento prevê que as podas deverão seguir critérios técnicos, evitando podas drásticas ou em “v”. Caberá à prefeitura treinar as equipes técnicas da concessionária sobre o correto manejo dos vegetais. A concessionária terá prazo de dois a cinco dias úteis, dependendo do local das podas, para recolhimento e destinação dos resíduos. 

Para o desenvolvimento do cronograma, foram estabelecimentos 15 polígonos de atuação prioritária, em cujas áreas se encontrem os circuitos elétricos que atendam equipamentos prestadores de serviços públicos essenciais identificados como prioritários (hospitais, pronto-atendimentos do Município, estações de tratamento e bombeamento de água e esgoto, além de unidades do sistema prisional). Os polígonos com registros de maiores interrupções causadas por vegetais serão priorizadas no cronograma. 

O início dos trabalhos em cada polígono será feito após vistoria conjunta da CEEE Equatorial e prefeitura, por meio das secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), no caminho elétrico das subestações de energia elétrica do polígono até os clientes prioritários.

Após a conclusão em cada polígono, a CEEE Equatorial terá prazo de 15 dias para apresentar relatório de conclusão ao Município.  A comunicação sobre o cronograma de podas deverá ser sistemática.

Polígonos (bairros priorizados)
Passo da Areia
São Geraldo
Medianeira
Praia de Belas
Bela Vista
Agronomia
Floresta
Sarandi
Humaitá
Santa Cecília
Jardim Botânico
Cavalhada
Restinga
Serraria
Rubem Berta

Clientes priorizados:
Hospital da Brigada Militar
HPS
Hospital Vila Nova
Hospital Psiquiátrico São Pedro
Hospital Ernesto Dorneles
Instituto de Cardiologia
Pronto Atendimento IAPI
Hospital Divina Providência
Hospital Espírita/ Hospital Santa Ana
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
Hospital Fêmina
Hospital Moinhos de Vento
Hospital Brigada Militar
Hospital Porto Alegre
Hospital Independência
Hospital Mãe de Deus
Policlínica Militar
Hospital Banco de Olhos
HMIPV
Hospital Restinga
ETA Moinhos de Vento
ETA/ EBAB São João
ETA Tristeza
ETA Ilha da Pintada
EBAB Belém Novo
EBAB Menino Deus
EBE Menino Deus
Presídio Central de Porto Alegre
Penitenciária Feminina Madre Peletier

 

Sandra Denardin

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes