Prefeitura revoga 410 comitês e grupos de trabalho municipais

28/08/2021 08:58

O prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes assinaram nessa sexta-feira, 27, no Paço Municipal, o decreto que revoga quase dois terços dos grupos de trabalho, comitês e comissões de órgãos municipais. Dos 643 grupos colegiados localizados, 410 serão extintos por estarem sobrepostos, inativos por mais de seis meses, por não terem justificadas suas atividades, ou ainda por já terem cumprido suas finalidades.

Com o objetivo de desburocratizar o sistema e agilizar tomadas de decisão, foi realizado um levantamento no Diário Oficial de Porto Alegre, considerando o período de julho de 2019 a julho de 2021. Cada secretaria apontou os grupos ativos e essenciais.

De acordo com o vice-prefeito Ricardo Gomes, a iniciativa demonstra o comprometimento do governo em reduzir a burocracia. “Precisamos acabar com a cultura da criação de grupos que, na prática, são pouco eficientes. Desta forma, teremos mais objetividade, transparência e compromisso em resolver demandas”, afirma o vice. Para os próximos eventos, a prefeitura deve definir novos critérios para a criação de órgãos colegiados.

Manoela Tomasi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes