Unidade de Saúde Animal Victoria tem 60 cães e 14 gatos para adoção responsável

28/05/2021 15:54
Cesar Lopes / PMPA
CAUSA ANIMAL
Cinomoço aguarda um novo lar

A Unidade de Saúde Animal Victoria (Usav), ligada ao Gabinete da Causa Animal, e administrada pela prefeitura através de parceria estabelecida no ano passado com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa - SP) tem, atualmente, 60 cães e 14 gatos para adoção.

Os animais, vítimas de abandono ou maus tratos, estão albergados na sede da Usav, na Lomba do Pinheiro, onde aguardam um novo lar. No local, os cães e felinos, que pertencem ao Programa MeAdota, recebem atendimento veterinário e os cuidados diários da equipe de saúde animal. Todos são desverminados, castrados, vacinados e microchipados antes de serem adotados, prontos para ganharem um tutor definitivo.

A diretora-geral do Gabinete da Causa Animal, Catiane Mainardi, salienta a importância da adoção e incentiva este acolhimento porque, segundo ela, os cãezinhos e gatinhos “merecem o amor de uma família”. A diretora-geral, médica-veterinária Gisele Scheffer, alerta que o abandono de animais é crime e que é preciso ter consciência e responsabilidade na hora de adotar um animalzinho. “O animal é um ser que necessita de afeto, atenção, cuidados veterinários para que não passem novamente pelo trauma do abandono”, acentua.

À espera de amor - Muitos são os exemplos dos cães e gatos que estão na Usav há vários meses, e que são traumatizados por terem sido maltratados ou abandonados, às vezes pelo próprio tutor. Eles chegam no albergue machucados, apáticos e doentes.

Um dos casos é o do vira-latas Tainãn que chegou na unidade com larvas na orelha. Ele foi tratado e fez uma cirurgia que não interferiu na audição. O cão chamado de Cinomoço estava com sequela de cinomose, uma doença canina que não é transmitida para os humanos, quando chegou na unidade. Cinomoço está totalmente curado.

Cesar Lopes / PMPA
CAUSA ANIMAL
14 gatos estão aguardando adoção

Tem também a brincalhona gatinha Malévola que nasceu na Usav em novembro do ano passado. Ela vive aqui com outros irmãozinhos. A mãe veio da Vila Nazaré. Todos estão castrados, vacinados e prontos para encher um lar de alegria. Outros animais albergados podem ser vistos nas páginas da Usav/Anclivepa-SP no facebook Meadota? Anclivepa-Poa e instagram @anclivepapoa. Os animais adotados recebem atendimento veterinário na Usav.

Requisitos para adoção/documentos necessários - Documentos de identificação com foto e comprovante de residência do adotante, além de providenciar os meios de locomoção do animal (coleira, caixa de transporte, etc.) É preciso preencher um formulário de adoção.

Onde, como e quando adotar - Preferencialmente, o interessado deve agendar horário através do email  gp.causaanimal@portoalegre.rs.gov.br. É possível também entrar em contato pelas redes sociais através do direct ou messenger ou então ir diretamente até a Usav, que fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3489. De segundas a sexta-feiras, das 9h às 16h.

  

 

Ivani Schütz

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes