Sebastião Melo recebe prefeito de Florianópolis

23/06/2023 18:04
Rodger Timm / PMPA
EXECUTIVO
Reforma tributária foi um dos assuntos tratados entre os prefeitos

O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais receberam nesta sexta-feira, 23, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Ele veio à capital gaúcha conhecer projetos desenvolvidos em Porto Alegre e trocar experiências sobre temas e desafios comuns entre as duas cidades, como a reforma tributária.

A primeira visita de Topázio Neto ocorreu pela manhã no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) para observar como funciona a integração dos serviços da Capital. O secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, apresentou o aparato tecnológico da prefeitura e os conceitos aplicados na reformulação do órgão. O combate aos furtos de fios e cabos também foi colocado em pauta.

No Paço Municipal, o prefeito foi recebido pelo secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e pela procuradora Cristiane Nery para falar sobre reforma tributária. Para cidades de médio e grande porte, como Porto Alegre e Florianópolis, a reforma vai diminuir a arrecadação de uma das principais fontes, que é o Imposto Sobre Serviço e aumentar as despesas, pois os municípios também contratam prestadores de serviços, que precisarão reajustar os contratos com o aumento do imposto.

Saúde - À tarde, o Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre foi apresentado ao prefeito de Florianópolis. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e do médico responsável pelo Complexo, Jorge Osório, Topázio Neto conheceu o funcionamento tecnológico da regulação de consultas, exames e leitos hospitalares, que desde 2016 pode ser controlada pelo gestor, conforme a complexidade de cada caso. 

O prefeito reconheceu a eficiência a todo o processo de agendamento de consultas, ocupação de leitos e distribuição de medicamentos e já planeja levar a ideia para Florianópolis. “O sistema de regulação de Porto Alegre é uma possibilidade de aplicação para alguns obstáculos que enfrentamos. O que encontramos aqui é muito positivo e vamos voltar com diversas informações para a nossa cidade”, disse Topázio Neto.

Também esteve em pauta, o sistema de monitoramento inteligente Aonde Está o Aedes, que mostra, em tempo real, a condição das armadilhas de monitoramento da infestação do mosquito. A busca de soluções para a implantação e operacionalização da telemedicina na área de urgência e emergência em Porto Alegre foi outro ponto abordado no encontro.

Proteção social - O prefeito de Florianópolis também reuniu-se com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt. Eles aproveitaram para trocar experiências sobre a rede de proteção social, com ênfase no eixo dos moradores em situação de rua. Mesmo com as diferenças urbanísticas e de população entre as capitais, as medidas adotadas pelos governos municipais são similares.

O prefeito catarinense veio a Porto Alegre acompanhado do procurador Ubirici Farias.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes